Confira como foi o primeiro pitch deck do Uber

Avatar

Por Isabela Borrelli

23 de agosto de 2017 às 20:39 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

No nono aniversário de fundação do Uber, o co-fundador Garrett Camp compartilhou o primeiro pitch deck da empresa por meio de uma postagem pessoal no Medium. O pitch é a porta de entrada da startup para conseguir investimentos, uma vez que é a apresentação que o empreendedor faz para mostrar por que seu negócio é bom. Um pitch deck, no caso, é o material de apoio para o pitch, que, de preferência, deve ter pouco texto e ir direto ao ponto.

Saiba como construir um ótimo pitch com o nosso eBook gratuito: Como fazer o melhor pitch para atrair investidores!

Dessa forma, ter acesso ao primeiro pitch desk do Uber sem dúvida é algo interessante. Não só para ter noção da ideia inicial do negócio, como também de saber o que a empresa destacou para conseguir os primeiros interessados. Assim, há muito que aprender a partir do material de 25 slides, confira:

UberCab

Muito pouco desse slide ficaria com a empresa. Você terá muito mais probabilidade de ver o seu motorista com um Prius, por exemplo, e nós já avançamos bastante desde o Blackberry.

Táxis em 2008


O ponto central em relação à eficiência do combustível é interessante. Quando motoristas compram seus próprios carros é do interesse deles comprar um carro eficiente em relação a combustível, por isso a prevalência de híbridos.

O sistema medalhão


O termo “Digital Hall” pode soar ultrapassado, mas é possível ver claramente como o Uber iria chegar à rápida proliferação da economia de motoristas autônomos.

Conceito do UberCab


Em contraste com o Lyft, o Uber inicialmente focou em corridas mais sofisticadas, o que hoje seria equivalente ao Uber Black. Eles não tinham ideia de que o mercado iria crescer muito mais do que simplesmente “profissionais em cidades norte-americanas”. Também a referência à NetJet já está bem ultrapassada.

Serviço rápido de carro


Política foi e ainda é uma questão. Apesar da companhia ter gastado muito dinheiro combatendo regulações, ela sempre soube a importância de estabelecer confiança entre motoristas e passageiros.

Diferenciações chave


A ênfase no “somente membros” está começando a ficar destualizada da cultura atual do Uber. Sim, você precisa se registrar, mas quase todo mundo é um membro Uber. E, como mencionado anteriormente, o conceito de carro de luxo nunca chegou a ser o que o time pensou que seria.

Princípios operacionais


O item “rentável por design” soa estranho e pode ser um jeito de comunicar aos investidores que eles queriam lucrar. De fato, é preciso concordar que seria um investimento de bastante risco apostar no Uber logo no começo.

Aplicativos Uber


Somente um desses celulares chegou à 2017. Ao mesmo tempo, 2/3 das coisas (ou mais) que vemos hoje dificilmente chegarão à 2026.

UberCab.com


A web é uma interface consideravelmente ultrapassada para reservar um uber. Mas a empresa tem uma função de agendar corridas.

Casos de uso


O que aconteceu com a ideia de wifis em carros? Aeroportos também ainda são lugares difíceis para pegar uber. De resto, os casos ainda se mostram bem atuais.

Benefícios do usuário


Falando de uma forma mais geral, Uber é muito mais conveniente e seus benefícios são tão claros que é difícil imaginar dedicar todos eles em um só slide.

Benefícios para o ambiente


O argumento sobre eficiência de combustível e o meio ambiente é enfatizado. E, se essa interpretação está correta, o aumento do preço parece se opor à ideia de menores taxas depois de eventos no Ballpark, por exemplo.

Frota UberCab


Toyota Prius, Honda Accord, Toyota Corolla. Mas como apontado, a questão da frota tomou outros rumos.

Área inicial de serviço


Até hoje o Uber funciona melhor em cidades. Apesar do plano inicial ser São Francisco, hoje o Uber está em diversos países.

Tecnologia


Symbian? Faz tempo que esse modelo foi deixado para trás, como, por exemplo, o Android.

Previsão de demanda


Esse dado seria a chave para o Grupo de Carros Autônomos (ATG) do Uber. Seria curioso ver isso somente como uma forma de otimizar corridas.

Mercado geral


É suficiente dizer que o mercado era muito maior. Uber conseguiu US$6.5 milhões em 2016. Outra razão para não se apegar tanto ao fazer a estimativa de mercado.
Todo mundo pena que o seu mercado é de US$ 4 bilhões. A maioria não vai chegar perto de conseguir alcançar isso e somente alguns sortudos vão passar tanto as estimativas.

Composição do mercado


Hoje já existe várias pessoas que usam ubers para transportar algo pela cidade. As possibilidades em relação a uso de carro aumentaram consideravelmente.

Cidades-alvo


Já é claro que sete cidades não foram o suficiente para o Uber. Com o surgimento do Lyft e outros diversos competidores, Uber priorizou ter uma vantagem em mercados internacionais.

Possíveis desfechos


Os cenários mais realistas e pessimistas basicamente gritavam “não invista em mim”.

Smartphones, agosto de 2008


Como isso foi há apenas nove anos? Nokia e Blackberry ainda eram líderes de suas categorias respectivas. Apesar disso, o que importa é que o Uber foi construído com base nos smartphones, independente de qual!

Otimizações futuras


UberX acabou ficando mais popular que o UberBlack. Híbridos decolaram e o GPS sem dúvida é melhor hoje do que há nove anos. Agendamentos não vingaram e premiuns deram certo.

Ideias de Marketing


As ideias não são exatamente boas e algumas realmente não vingaram.

Serviço baseado em localização


Isso para não falar do surgimento do UberEATS e na indústria ao seu redor.

Progresso até agora


Fundos de valores mais baixos e vários investidores-anjo devem ter gostado bastante do que viram.

Via: TechCrunch

 

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]