Conheça 3 startups brasileiras que usam assistentes de voz em seus produtos

Por Isabella Carvalho
18 de março de 2019 às 08:15 - Atualizado há 2 anos
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A tecnologia de comando por voz, que está se tornando mais popular desde a criação da Siri e Alexa, já chegou por aqui e a demanda por produtos e serviços que usem o recurso aumentou. Neste cenário, startups desenvolveram soluções integradas aos comandos de voz para oferecer serviços de entrega, facilitar transferências bancárias e até mesmo oferecer leituras rápidas de livros. Conheça três delas:
James Delivery
Criada em 2016 por quatro empreendedores, a James Delivery conecta clientes, entregadores e estabelecimentos para entregas de produtos de qualquer lugar de Curitiba, no Paraná. A startup ficou conhecida por ser a primeira do mundo a oferecer esse serviço por comandos de voz.
Hoje, o cliente pode fazer o pedido de maneira tradicional ou descrevendo, em voz alta, o produto e o local para comprá-lo. Automaticamente o sistema reconhece a solicitação com ajuda de inteligência artificial e reconhecimento de voz. Em aproximadamente 35 minutos o pedido é entregue.
“A voz é a forma mais natural das pessoas se comunicarem. Além disso, com o uso dela é possível fazer outras coisas ao mesmo tempo, o que traz praticidade”, explica Lucas Ceschin, um dos fundadores da James Delivery. A tecnologia foi bem recebida e a startup passou a atuar também em Balneário Camboriú.
Porém, segundo o empreendedor, ainda há alguns desafios. “As pessoas já entendem que podem usar a tecnologia de voz para consumir informações, mas para compras ainda é um desafio no mundo inteiro. Estamos trabalhando para tornar a solução cada vez mais natural, aprendendo com os feedbacks que tivemos”, conta.
Leia mais:
Porque a tecnologia de voz veio para ficar
Casas, carros e escritórios: a tecnologia de voz está em todos os lugares
Como as empresas estão usando os assistentes de voz?
Tecnologia de voz: os setores impactados por essa tendência
As barreiras na adoção da tecnologia de voz no Brasil
Neon
Criado em 2016, o Neon é um banco 100% digital. Os clientes podem abrir uma conta com um aplicativo de smartphone e fazer transações sem tarifas. A fintech foi a primeira a disponibilizar os comandos de voz para pagamentos. O recurso é atrelado à Siri, assistente pessoal da Apple.
Para fazer a transferência, é preciso acessar o aplicativo da Siri e dizer o valor da transação e para quem ela será enviada. Depois, basta confirmar o pagamento com biometria digital para enviar o dinheiro. “Com esse recurso, podemos oferecer facilidade e acessibilidade ao cliente”, afirma Eduardo Merighi, CIO da Neon.
Segundo ele, a tecnologia ainda é pouco explorada no Brasil, mas com muito espaço para crescer. “Temos um caminho para seguir ainda, tornando esse tipo de assistente mais comum”, afirma. Para o futuro, a fintech planeja explorar ainda mais a voz em seu aplicativo, testando novas possibilidades.
12 minutos
A startup 12 minutos possui um time que sintetiza diversos livros em um microbook que pode ser lido em menos de 12 minutos. A equipe lê cada um dos best-sellers, analisa os conceitos e ideias mais importantes, seleciona as melhores partes e cria novas obras sintetizadas e otimizadas.
O usuário pode escolher a melhor forma de consumir o conteúdo, como em texto ou áudio. Os microbooks estão disponíveis em diversas como smartphones, Google Home, Android TV e Chromebooks. Hoje, a startup oferece versões mais enxutas de livros sobre carreira, negócios, marketing, economia, empreendedorismo e outras categorias.
Seguindo a tendência dos comandos por voz, a 12 minutos integrou sua plataforma com o Google Assistente. Dizendo “Ok Google, ler o microbook O Príncipe”, o usuário tem acesso ao título na página desejada. Segundo a startup, com a funcionalidade os leitores ganham economia de tempo e praticidade.
Especial StartSe A Voz na Nova Economia
Porque a tecnologia de voz veio para ficar
Casas, carros e escritórios: a tecnologia de voz está em todos os lugares
Como as empresas estão usando os assistentes de voz?
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Comentários