15 ideias inovadoras com potencial para mudar o mundo

João Ortega

Por João Ortega

8 de abril de 2019 às 17:11 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Fast Company, revista voltada a tecnologia e empreendedorismo, elencou as principais ideias com potencial de mudar o mundo. As soluções inovadoras foram apresentadas no 2019 World Changing Ideas Awards, premiação anual promovida pela terceira vez. A lista selecionou 15 ideias dentre 2 mil participantes, além de escolher a IBM como empresa com mais soluções inovadoras do ano. Veja, abaixo, as escolhidas:

Aira

Aira é uma solução para cegos ou pessoas com visão prejudicada que precisam de ajuda em sua rotina. Por meio de um par de óculos com câmera e microfone, ou um aplicativo de celular, deficientes visuais podem entrar em contato com um agente que, por meio da visão da câmera, os auxiliam em qualquer atividade. A Aira auxilia em tarefas que vão desde ler um cardápio até correr uma maratona.

Uncensored Playlist

Em países onde não há plena liberdade de informação, a população recebeu um canal alternativo para saber as notícias. O DDB Group Germany adaptou matérias de jornalistas sobre a situação política de China, Egito, Tailândia, Uzbequistão e Vietnã em músicas. Estas foram compiladas em uma lista de reprodução, chamada Uncensored Playlist, em serviços de streaming de música como Spotify, Deezer e Apple Music. Dessa forma, o governo não consegue censurar músicas específicas das plataformas, e as pessoas podem se informar corretamente.

Flood Concern

Flood Concern é uma visualização em mapa que apresenta quais áreas estão mais sujeitas a alagamentos em uma determinada cidade. A solução já foi contratada por cidades como São Francisco e Los Angeles, além de empresas de seguros. Em testes retroativos, o Flood Concern verificou que teria previsto áreas alagadas pelo furacão Harvey alguns dias antes do ocorrido.

Roo

Roo é um chatbot que resolve questões sobre sexualidade e relacionamentos, voltado ao público jovem. A ideia é que adolescentes que têm vergonha de fazer certas perguntas aos familiares ou professores tenham uma fonte confiável para se informar, já que muito do que está em fóruns da internet não é correto. O bot conversa com o usuário e, dependendo do caso, pode inclusive recomendar um médico da área para ajudá-lo.

Outrider Bomb Blast

Esta ferramenta consegue prever os impactos de uma explosão nuclear em qualquer lugar do mundo. O Outrider Bomb Blast busca educar as pessoas sobre os perigos de uma guerra nuclear e como as cidades e o meio-ambiente sofrem as consequências.

BanQu

BanQu é uma plataforma em blockchain que dá maior segurança para agricultores realizarem transações em países em desenvolvimento. O serviço cria um registro de compras e vendas com diversas informações sobre os produtos. Ele permite pagamentos através da plataforma, bem como realizar saques em dinheiro real, quando necessário. O principal mercado afetado pelo BanQu é o da Uganda, onde 7 mil agricultores estarão utilizando o serviço até o final do ano.

Meraki Margdarshaq Project

O projeto, desenvolvido na Índia, cria um sistema de suporte para pais estressados e que, por diversos motivos, não dão atenção suficiente ao desenvolvimento escolar dos filhos pequenos. O programa une a família a mentores para desenvolver um planejamento de atividades que pais e filhos podem fazer juntos e que, direta ou indiretamente, melhoram laços familiares, diminuem o stress e trazem benefícios para as crianças na escola.

Energy Vault

Energy Vault é uma solução para armazenamento de energia. Quando uma usina de energia solar produz mais energia do que o necessário durante o dia, o Energy Vault utiliza a força para energizar um guindaste, que constrói uma torre de tijolos. Se a energia é necessária em um dia pouco ensolarado, por exemplo, a usina manda um comando digital para o sistema. Este, por sua vez, derruba os tijolos em um gerador que usa o impacto da queda para “devolver” a energia à rede.

Spinnova

A Spinnova criou um processo de fabricação de tecido com rejeitos de agricultura e madeira. Ele utiliza 99% menos água que o algodão, não requer uso de químicos e pesticidas e resulta em um tecido não artificial. Diferente do poliéster, por exemplo, o produto é biodegradável e feito em um processo totalmente mecânico.

Apeel

A Apeel desenvolveu uma cobertura para frutas e verduras que aumenta a durabilidade e, portanto, diminui os desperdícios. A primeira solução foi com o abacate, que estraga rapidamente. A cobertura é fabricada com material da própria fruta e já é utilizada por diversos varejistas. O resultado foi uma redução de desperdício em mais de 50% e também aumento nas vendas.

Butterfly IQ

Esta solução conseguiu desenvolver tecnologia de diagnóstico em imagem, como ressonância magnética, ultrassom e outros, para smartphones. Isto é especialmente importante para cidades pequenas e sem recursos, onde é muito difícil e caro a importação de grandes máquinas que realizam estes exames. O Butterfly IQ já é aprovado em 13 usos médicos por meio de celulares.

Upsolve

Upsolve é uma plataforma para pessoas e empresas em processo de falência. O programa reduz a burocracia e o tempo para preencher formulários e pagar dívidas. O processo é automatizado em grande parte e já ajudou mais de 500 pessoas a regularizar suas situações após falirem.

Ryse Commons

Ryse Commons é um espaço que recebe milhares de crianças para oferecer uma educação diferenciada. O local permite aos estudantes cultivar alimentos, compreender o que é uma alimentação saudável, aprender a criar e vender produtos criativos, meditar e ter aulas que vão desde fotografia e pintura até justiça e política.

Incluse

Incluse é um aparelho auditivo que mais parece um brinco e se conecta com smartphone e assistentes de voz. O objetivo é atingir mais pessoas com problemas de audição e melhorar a autoestima delas, com um produto que tem um design diferenciado e pouco chamativo.

EPIC Chassis

EPIC Chassis é uma estrutura para caminhões que é elétrica e compatível com a maioria dos caminhões comerciais. Um caminhoneiro pode trocar a estrutura tradicional e, em até três anos, pagar o custo por conta da diminuição de 85% do preço do combustível em relação à eletricidade.