Na cola do Whatsapp, TikTok é o segundo app mais baixado no mundo em 2019

João Ortega

Por João Ortega

16 de janeiro de 2020 às 08:16 - Atualizado há 10 meses

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

A consultoria Sensor Tower divulgou um relatório sobre os apps mais baixados no último trimestre de 2019, bem como os resultados anuais consolidados. O WhatsApp foi o aplicativo mais baixado no ano, repetindo a liderança de 2018. O destaque da lista fica para o TikTok, rede social de vídeos curtos da startup ByteDance, que subiu duas colocações em relação ao ano anterior e foi o segundo app com mais downloads em 2019.

Assine a newsletter Conexão China e receba conteúdo exclusivo semanal sobre a maior potência inovadora do Oriente!

O TIkTok superou Facebook Messenger e Facebook – que ficaram, respectivamente, na terceira e quarta posição do ranking. Vale ressaltar que o número de downloads soma o TikTok e o Douyin, versão chinesa do aplicativo internacional. O aplicativo da Bytedance foi baixado 740 milhões de vezes, diante de cerca de 850 milhões do WhatsApp (que também pertence ao Facebook).

O Facebook vê o Instagram, que ficou na quinta posição no relatório, como a principal ferramenta para concorrer com o TikTok. No fim do ano passado, a empresa norte-americana lançou a funcionalidade “Cenas”, que, como o rival chinês, permite editar vídeos de maneira simples para incentivar os criadores da rede.

No entanto, ainda que o relatório de 2019 seja animador para a ByteDance, ele apresenta uma crescente concorrência no setor de redes de vídeos curtos. O app Likee, de Cingapura, estreou no Top 10 global já na sexta posição no ano passado, teve 173% de aumento dos downloads ano a ano e é um dos competidores diretos do TikTok. No Brasil, o principal concorrente é o Kwai, da também chinesa Kuaishou.

No último trimestre de 2019, o TikTok superou todos os apps do Facebook quando se leva em consideração apenas dispositivos da Apple. O WhatsApp tem maior impacto em smarphones Android, que representam uma fatia bem mais significativa do total de downloads.

Em relação às lojas de aplicativos como um todo, o ano de 2019 representou um aumento de 9% em downloads de apps em relação ao ano anterior. Foram 115 bilhões de downloads, sendo 84 bilhões na Google Play e 31 bilhões na App Store.

Venha aprender com os líderes das empresas mais inovadoras do Vale do Silício (EUA), China, Israel e Portugal