Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

WhatsApp em mais de um dispositivo? Entenda!

Para manter o serviço competitivo com rivais como Telegram e Signal, o aplicativo de mensagens e chamadas de voz vai liberar uso da mesma conta em até quatro dispositivos

WhatsApp em mais de um dispositivo? Entenda!

Whatsapp (foto: Getty)

, jornalista

4 min

15 jul 2021

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

O WhatsApp liberou uma nova função: o acesso ao mensageiro em mais de um dispositivo. Com isso, é possível que os usuários utilizem a mesma conta do aplicativo sem que o celular principal esteja conectado à internet ou ligado. O novo recurso, por enquanto, está liberado em versão beta do WhatsApp e WhatsApp Business. Trata-se de uma função muito esperada pelas mais de 2 bilhões de pessoas que usam o app.

COMO VAI FUNCIONAR?

Os usuários poderão se conectar ao aplicativo em até quatro dispositivos diferentes, como no WhatsApp Web ou aplicativo para computador. Isso significa que não será necessário que o celular principal — como acontece atualmente — esteja conectado à internet ou ligado. No entanto, o smartphone continua sendo o dispositivo principal da conta. “Você ainda precisará usar um celular para confirmar seu número de telefone no WhatsApp e conectar novos aparelhos”, diz a empresa em comunicado. Se o usuário ficar 14 dias sem usar o aparelho principal, automaticamente as contas adicionais serão desconectadas. 

Por outro lado, uma série de recursos — oferecidos hoje pelo aplicativo — não estarão disponíveis nos aparelhos adicionais. São eles: localização em tempo real, fixação de conversas, entrar e gerir grupos, enviar mensagem ou fazer ligações para usuários que usam versões antigas do WhatsApp, mudar o nome da empresa ou as etiquetas. Ainda não será possível usar a funcionalidade em outros celulares ou tablets, por exemplo.

A criptografia de ponta a ponta será mantida. Contudo, a empresa ainda terá acesso a informações como o número de telefone, o endereço IP e a maneira como o usuário interage com as outras pessoas — e pode compartilhar esses dados com outras marcas do conglomerado Facebook. Isso porque, no início deste ano, a empresa atualizou a política de privacidade do app. 

+ Guerra da privacidade de dados: por que estão deixando o WhatsApp?

POR QUE IMPORTA?

As empresas do conglomerado Facebook seguem o comportamento de lançar funções parecidas com as das rivais para manter o serviço competitivo. É o caso, por exemplo, do Instagram, que no passado incluiu os Stories para competir diretamente com o Snapchat (e deu certo). Depois, com o sucesso do TikTok, inaugurou uma série de recursos para a criação de vídeo curto. 

Agora, com o WhatsApp, a disputa tem ficado acirrada com o Telegram — que permite acessar o app em todos os dispositivos do usuário ao mesmo tempo. As mensagens são sincronizadas em todos os celulares, tablets ou computadores — e o Signal — que, apesar de poder ser usado apenas em um aparelho celular, pode ser acessado em até cinco computadores diferentes. 

+ Aula gratuita: Ciência de dados, negócios e os desafios dos novos líderes digitais 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!