Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Empreendedorismo

WhatsApp caiu? Saiba como reduzir o impacto na sua empresa

A “queda do app” — por mais curta que seja — pode impactar uma série de companhias. Isso porque, mais de 788 milhões de mensagens são enviadas diariamente para empresas. Entenda e saiba como lidar com esse tipo de situação!

WhatsApp caiu? Saiba como reduzir o impacto na sua empresa

WhatsApp (Foto: Chesnot / Colaborador via Getty Images)

6 min

29 abr 2022

Atualizado: 30 nov 2022

Por Sabrina Bezerra

"Você pode estar enfrentando alguns problemas ao usar o WhatsApp no momento. Estamos cientes e trabalhando para que tudo volte a funcionar sem problemas.” Foi esse comunicado que o WhatsApp publicou em abril em seu perfil no Twitter depois de algumas pessoas relatarem dificuldade para enviar mensagens. A título de curiosidade, a “queda do app” ficou entre os assuntos mais comentados da rede social. 

O motivo? Sem dar muitos detalhes, Nitin Gupta, chefe de engenharia da plataforma, disse em um post em uma rede social que foi por causa de um código errado. “O envio de um código incorreto foi revertido”, escreveu. 

A instabilidade durou cerca de 1 hora, mas o suficiente para às 17h48 bater mais de 6 mil reclamações de usuários no Brasil, segundo o Downdetector, site que reúne relatos em tempo real sobre falhas em plataformas.

Hoje (18/08), novamente o WhatsApp e o Instagram ficam fora do ar. No Twitter, as reclamações da instabilidade das plataformas da Meta são milhares, na DownDetector também.

Mas, longe de ser um problema apenas para o WhatsApp. Falhas como essa impactam também o mundo dos negócios:

WHATSAPP FORA DO AR: QUAL É O IMPACTO PARA OS NEGÓCIOS?

Atualmente pequenas a grandes marcas usam o WhatsApp para interagir com os clientes. Seja como canal de atendimento ao consumidor ou de vendas. Por dia, são 788 milhões de mensagens enviadas por dia para empresas por meio do app no Brasil.

Não à toa que a plataforma está entre os 10 aplicativos mais usados em m-commerce. Além disso, 64% das pessoas usam o aplicativo para fazer compras, segundo uma pesquisa da Opinion Box. Na varejista C&A, por exemplo, o WhatsApp é responsável por 50% da receita quando o assunto é digitalização, de acordo com uma matéria publicada pela Exame. Já na empresa de calçados Bibi, a plataforma é integrada ao app da marca e mais de 10% das vendas são influenciadas por meio dele. 

Diante dos números, é possível analisar que a “queda do app” — por mais curta que seja — impacta uma série de empresas dos mais variados segmentos. Isso porque, se o app não funciona, a conversa entre consumidor e marca não acontece. O que gera menos venda, mais reclamações. Ou seja, gera um efeito cascata.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o WhatsApp apresenta instabilidade. No ano passado, junto com o Facebook e o Instagram, o app sofreu um apagão de pouco mais de 6 horas — até o Procon foi acionado.

vender-whatsapp-compra-conversacional (Foto: GettyImages)

WHATSAPP PAROU. O QUE FAZER?

Se você também usa o aplicativo para se comunicar com os clientes, é importante não se limitar a ele. “Não dá para depender somente de algumas redes sociais ou somente de redes sociais. Vale ter os próprios meios, como: aplicativo, e-mail e outros canais integrados”, diz Clara Franco, professora em cursos de MBA Top Ranked (FGV ONLINE) e founder da Business Concièrge Consultoria em Marketing. 

Dito isso, quando acontecer este tipo de “apagão”, coloque comunicados no site da empresa e em outros canais de comunicação. Avise sobre a instabilidade do app e direcione o cliente para outro meio de atendimento que esteja funcionando. Lembre-se que transparência, além de fidelizar clientes, é uma das pautas da Agenda ESG.

Banner newsletter StartSe


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo