Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Inovação

Após Americanas, Walmart também abre loja no metaverso

A marca quer se conectar com a nova geração consumidora em um local em que elas passam horas: o metaverso do Roblox

Após Americanas, Walmart também abre loja no metaverso

4 min

27 set 2022

Atualizado: 24 nov 2022

Por Tainá Freitas

Assim como a Americanas, o Walmart abriu uma loja no metaverso. No entanto, diferente da varejista brasileira (que focou no público gamer adulto), a rede de supermercados está focando no público infantil e adolescente.

A rede inaugurou a “Walmart Land” e “Walmart Universe of Play” no Roblox. O Roblox é uma plataforma de jogos que permite a criação de diversos universos e que tem conquistado crianças de todas as idades. São mais de 50 milhões de usuários ativos diariamente – e ⅔ deste público possui menos de 16 anos.

COMO FUNCIONA?

O Walmart quer se conectar com as novas gerações de consumo. De acordo com o The Verge, 200 mil usuários já logaram na Walmart Land. Ali, os usuários encontram uma loja virtual de mercadorias, em que podem comprar produtos com a moeda virtual do próprio jogo para vestir seus avatares. Eles encontram marcas reais dentro do metaverso.

Já no Walmart Universe Of Play, os jogadores encontram personagens conhecidos de desenhos e podem jogar diversos games. Eles podem interagir com a Patrulha Canina, andar de patinete elétrico, entre outras atividades.

PREPARAÇÃO PARA ENTRAR NO METAVERSO

Para William White, diretor de marketing do Walmart nos Estados Unidos, entrar no metaverso é encontrar o público consumidor em um local em que eles passam muitas horas se entretendo. "Estamos nos concentrando em criar experiências novas e inovadoras que os empolguem. É algo que fazíamos nas comunidades onde eles vivem; agora, fazemos também nos mundos virtuais onde eles jogam”, explica.

Para completar a experiência, a marca está trazendo ativações inspiradas em produtos e serviços do “mundo real” para dentro do metaverso. Os gamers podem experimentar um jogo de perguntas e respostas com o avatar do ator Noah Schnapp, de Stranger Things, por exemplo, e remixar músicas e sons em uma cabine de DJ.

 

O VAREJO ESTÁ DE OLHO

No Brasil, a Americanas fez um movimento semelhante ao abrir uma loja dentro do metaverso da MetaXP, baseado no jogo Grand Theft Auto (V) e que reproduz a cidade do Rio de Janeiro. Mas, neste universo, os jogadores assumem avatares virtuais, que possuem profissões (e são recompensados pela moeda virtual do servidor), interagem e têm necessidades. A Americanas inicia a jornada no metaverso vendendo alimentos, bebidas e produtos eletrônicos para esse público.

Será que teremos mais marcas seguindo a tendência?


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo