Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


5 tendências do varejo que estarão na NRF 2023

Maior evento de varejo do mundo traz as tendências para 2023; confira

5 tendências do varejo que estarão na NRF 2023

, jornalista da StartSe

4 min

11 nov 2022

Atualizado: 23 jan 2023

Que o varejo foi profundamente transformado com a pandemia não é novidade. Agora, no entanto, é o momento de aterrissar os pés no chão e olhar para o futuro novamente. Um dos acontecimentos que estão ajudando o varejo a traçar novos caminhos é a NRF, a maior feira de varejo do mundo, que acontece em janeiro de 2023 em Nova York.

 

Nós reunimos cinco tendências que estarão presentes no evento. Confira:

 

1 - Metaverso

Embora a Meta esteja sofrendo com a desconfiança dos investidores devido ao alto investimento no metaverso, essa continua sendo uma grande tendência para o varejo. Isso porque a novidade vai além das compras – é, também, um novo ponto de contato com o cliente. Recentemente, a Americanas criou uma loja própria no metaverso do GTA RP para interagir com o público gamer, passando a ser reconhecida também neste cenário.

Além disso, o metaverso também é um ponto interessante na experiência do cliente. Segundo um estudo da Raydiant, 56,6% dos respondentes preferem comprar online do que pessoalmente – um aumento de 10% em comparação a 2020. Já em um estudo da PWC, 32% dos usuários de óculos de realidade aumentada fizeram compras nessa plataforma na primeira metade de 2022.

Na NRF: discussões sobre como o metaverso pode ser mais inclusivo, como participar do setor de moda virtual, etc.

2 - Geração Z

A Geração Z está ganhando mais poder aquisitivo e consumindo cada vez mais. Neste ano, segundo o Mercado Livre, 25% dos compradores da Black Friday nasceram entre 1995 e 2010. Agora, cabe ao varejo se adequar às novas demandas de consumo, encontrar o novo consumidor onde ele está (e sim, grande parte está no TikTok).

Na NRF: discussões sobre a ascensão das marcas centradas na identidade, como reinventar para onde você está indo repensando o que faz, etc.

 


3 - Economia circular

Após passar pelo período crítico da pandemia, não apenas a Geração Z mas todas as gerações repensaram o próprio consumo. Agora, até mesmo as fast fashion estão aderindo à tendência. A Zara anunciou que lançará revenda, conserto e doação de roupas através de seu e-commerce e começará o piloto pelo Reino Unido.

Na NRF: discussões sobre como usar o espaço na loja para reduzir o desperdício e incentivar a reutilização, 

4 - Sustentabilidade

Além da moda circular, é esperado que as empresas de varejo produzam usando materiais mais sustentáveis e que destinem as embalagens para locais corretos de reciclagem, por exemplo. Projetos como EuReciclo e a denominação como “Empresa B" são objetivos a serem perseguidos pelas companhias no Brasil. Uma “Empresa B”, aqui e ao redor do mundo, é uma empresa que visa como modelo de negócios o desenvolvimento social e ambiental.

Na NRF: discussões sobre como marcas ativistas conquistam clientes falando o que pensam e como evitar o greenwashing.

5 - Mantenha a operação enxuta

“Corte os intermediários” era um lema das startups, mas tornou-se também do varejo. Isso porque está aumentando o número de marcas que vendem diretamente ao consumidor. Antes, a iniciativa era buscada para que a empresa oferecesse um custo menor de produto e um atendimento diferenciado, mais próximo do cliente. Agora, tornou-se também uma estratégia para continuar competitivo em momentos de maior inflação.

Na NRF: discussões sobre como as ofertas de realidade mista podem reduzir orçamentos e desperdícios, a explosão das compras ao vivo, a evolução sob demanda das lojas de conveniência, entre outros.

 

Conheça a NRF

A StartSe preparou uma imersão internacional para acompanhar a NRF e possui uma agenda completa de troca de experiências e conexões em Nova York. Conheça o NYC Immersion Program da StartSe University.

NYC + NRF 2023 Immersion Program


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo