Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

De IA à rastreamento das emoções: 6 tendências de consumo para 2024

Segundo estudo da Euromonitor, pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e bem-estar. Essas tendências estão moldando o consumo global e as empresas precisam estar atentas a elas para serem bem-sucedidas.

De IA à rastreamento das emoções: 6 tendências de consumo para 2024

(Foto: Pexels)

, jornalista

4 min

8 dez 2023

Atualizado: 16 jan 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e bem-estar. Essas tendências estão moldando o consumo global e as empresas precisam estar atentas a elas para serem bem-sucedidas.

É o que aponta a Euromonitor International, "Principais Tendências de Consumo Global 2024". Confira as principais tendência para 2024:

1 - Pergunte à IA (Ask AI)

“As novas ferramentas de inteligência artificial estão evoluindo para se tornarem co-criadores dos consumidores, influenciando as suas decisões e reformulando as suas expectativas de envolvimento com marcas”, mostra o relatório.
 
“Estas plataformas serão cada vez mais integradas na vida diária dos consumidores. Assim, as empresas devem usar a IA generativa para reforçar a personalização e melhorar a experiência geral do cliente”, completa.

2 - Prazer nas Distrações (Delightful Distractions) 

“Os consumidores buscam uma fuga do estresse e das ansiedades diárias para romper com o cotidiano. Cerca de 29% dos consumidores se sentiriam confortáveis com as marcas rastreando suas emoções e personalizando as experiências de acordo com seus humores”, diz o estudo.

3 - Autenticidade Verde (Greenwashed Out)

 “Embora os consumidores estejam tentando viver de forma mais sustentável, questionam se as empresas e os governos estão utilizando ao máximo os recursos disponíveis para criar um impacto significativo. Querem que as organizações tomem a iniciativa e mostrem provas dos seus compromissos ecológicos.”


4 - Progressivamente Polarizado (Progressively Polarised) 

“As questões políticas e sociais estão no centro das identidades pessoais. Essas crenças influenciam perspectivas, valores e atitudes. Os consumidores não deixarão de expressar as suas convicções. A responsabilidade social, a filiação política e as iniciativas de sustentabilidade motivarão o consumo.”


5 - Caçadores de ofertas (Value Hackers)

“Com a crise atual do custo de vida, os consumidores estão adaptando suas mentalidades financeiras, com 44% dos consumidores planejando economizar mais em 2023. Estão utilizando estratégias cada vez mais inteligentes para conseguir as melhores ofertas.”  
6 - Bem-estar pragmático (Wellness Pragmatists): “os consumidores estão procurando soluções rápidas e eficazes para melhorar o bem-estar físico e mental. A eficácia comprovada desempenhará um papel significativo nas decisões de compra.”

Por que importa?

Ao ficar de olho nessas tendências, você pode se preparar para as mudanças no comportamento de compra dos consumidores e garantir que esteja oferecendo os produtos, serviços e experiências que desejam.

Leitura recomendada

Não ter ido à NRF em Nova Iorque não é mais desculpa. Vamos te dar os principais insights, aprendizados, frameworks e relatórios para você montar o plano prático da sua empresa deste ano com tudo o que rolou por lá. Confira!

Thumbnail do vídeo

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!