Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

De jurídico à medicina: por que a Microsoft aposta nesses 5 setores

Mirar em diversos mercados permite à Microsoft explorar oportunidades de crescimento, diversificar seu portfólio e impulsionar a implementação da IA. Entenda!

De jurídico à medicina: por que a Microsoft aposta nesses 5 setores

Microsoft (Christophe Morin/IP3 / Colaborador via Getty Images)

, jornalista

6 min

25 mar 2024

Atualizado: 12 set 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Nos últimos meses, praticamente toda a reinvenção da Microsoft envolve inteligência artificial. Investimento bilionário em empresas do segmento, fusões e aquisições e a criação de uma área dedicada apenas à tecnologia do momento.

A big tech, sob a liderança de Satya Nadella, entendeu que para sair na frente dos concorrentes do Vale do Silício e de outros polos de inovação seria necessário apostar na IA. Afinal, trata-se da tecnologia que vai impactar todos os setores. Sem exceção.

Essa movimentação fez a empresa tornar-se a mais valiosa do mundo em 2023, com o valor de mercado de US$ 3 trilhões.

O grande empurrão foi a parceria com a OpenAI, a dona do ChatGPT. Além disso, tem lançado uma série de serviços, como o Copilot Microsoft, assistente de chatbot, que pode ser integrado aos aplicativos do Microsoft 365 e promete melhorar a produtividade das pessoas.

O que é uma mão na roda. Já que estima-se que cerca de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo usam o pacote Microsoft Office, tornando-o um dos pacotes de software mais populares globalmente. E, afinal, qual empresa não quer que seus funcionários tenham produtividade?


É sabido, no entanto, que o Copilot tem alguns pontos de melhoria. E a Microsoft sabe disso. “Não esperamos o momento perfeito para lançar o produto. Lançamos, aprendemos rápido [com os erros] e os corrigimos com agilidade”, conta Tania Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil, em coletiva de imprensa durante o AI Tour, principal evento da big tech sobre inteligência artificial. A regra vale para todos os lançamentos da big tech.

+ Quer aprender mais com a Tania Consentino? Participe da próxima turma do Executive Program, formação executiva para gestores e empresários.
 

Mas não é apenas no mundo dos escritórios que a empresa de tecnologia mira. Se a inteligência artificial vai impactar todos os setores, a big tech corre para dominar todos eles. Durante a conversa, Tania listou alguns setores que a IA pode beneficiar (e a big tech já tem desenvolvido uma série de IAs para cada um deles, mas este é assunto para outro artigo):

Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, em entrevista coletiva com imprensa brasileira (Reprodução blog Microsoft)

Jurídico

Isso porque, automatiza processos de leitura e faz análise de documentos legais para agilizar o trabalho de advogados, tribunais e órgãos governamentais.

Saúde

Ajuda  médicos no diagnóstico e tratamento de pacientes, sugerindo diagnósticos, exames e tratamentos com base em conversas e históricos médicos.

Melhoria da eficiência em hospitais

Usa a IA para identificar tratamentos mais eficazes, prever o desenvolvimento de doenças e simplificar procedimentos médicos, reduzindo custos e melhorando a qualidade do atendimento.

Automação industrial

Experiências anteriores com automação industrial mostram que a IA pode aumentar a produtividade e criar novas oportunidades de emprego, mesmo quando substitui certas tarefas humanas.

Desenvolvimento econômico

A implementação responsável da IA pode impulsionar o desenvolvimento econômico ao aumentar a produtividade e criar empregos mais qualificados e melhor remunerados.
 

Por que importa?

Em resumo, mirar em diversos mercados permite à Microsoft explorar oportunidades de crescimento, diversificar seu portfólio, impulsionar a inovação e causar um impacto positivo mais amplo, ao mesmo tempo em que fortalece sua posição como líder no setor de tecnologia. E você, já pensou em diversificar seu negócio de forma estratégica? 

Leitura recomendada

Aprenda a captar e compreender os sinais de mudança no seu negócio e no mercado para ter mais clareza nas tomadas de decisão e um plano de ação rápido em um mundo cada vez mais competitivo e em constante transformação no Executive Program. Tania Consentino, presidente da Microsoft, será uma das professoras convidadas para a próxima turma. Participe!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!