Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Resumo: aprendizados do livro Super Founders de Ali Tamaseb

Fique por dentro das principais lições tiradas do livro "Super Founders: What Data Reveals about Billion-Dollar Startups" que analisa as informações sobre os fundadores dos maiores unicórnios do mundo

Resumo: aprendizados do livro Super Founders de Ali Tamaseb

Livro Super Founders, de Ali Tamaseb

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Cristiano Kruel

O autor do livro “Super Founders” - Ali Tamaseb - baseou a sua obra em um dataset com informações das startups que se tornaram unicórnios bilionários - e também as que não conseguiram - entre os anos de 2005 e 2018. A intenção era encontrar correlações e “novas verdades” sobre este ecossistema. 

O resultado foram mais de 30 mil data points que levam em conta diversos fatores que influenciam o sucesso dessas empresas: número de competidores, tamanho do mercado, idade dos fundadores, tempo de captação de investimento, qualidade de investidores e muitas outras mais. 

O livro também traz uma série de relatos sobre os primeiros dias e aprendizados de startups que se tornaram referência mundial de sucesso, como ByteDance (TikTok), WhatsApp, Dropbox, Discord, DiDi, Instagram, Peloton, SpaceX, Zoom, Instacart, PayPal, Nest, Github, Facebook, Stripe, Airbnb, YouTube, LinkedIn, Lyft, DoorDash, Coinbase e Square. Além de entrevistas com grandes investidores de fundos como Elad Gil, Peter Thiel, Alfred Lin do Sequoia Capital e Keith Rabois do Founders Fund.

Você encontra o livro para compra na Amazon, por enquanto apenas em inglês.

Abaixo, confira um resumo das 13 conclusões do autor baseado em seus dados:

1 – A idade do fundador não faz diferença para se tornar um unicórnio. Mas a metade deles fundou a empresa com 34 anos ou mais velho que isto, e tinham mais de 11 anos de experiência profissional. 

2 – Um em cinco fundadores de unicórnios iniciaram sua jornada sozinhos (sem co-founders).

3 – Quase 60% dos fundadores das startups bilionárias já haviam tido experiências anteriores como fundadores de startups.

4 – Startups de software possuem uma chance um pouco maior de se tornarem bilionárias, enquanto as startups de healthcare/pharma possuem uma chance um pouco menor, e uma taxa maior de falha.

5 – Das startups bilionárias, 40% delas focam em desenvolver produtos que resolvem problemas de produtividade.

Capa do livro Super Founders, de ali Tamaseb (foto: divulgação)

6 – Mais de 60% dos unicórnios iniciaram em mercados que já possuíam demandas bem estabelecida.

7 – O “timing” é uma das maneiras principais utilizadas pelos fundadores explicarem o seu sucesso, ou fracasso. E só perde para o desafio de montar um time.

8 – Cerca de 56% das startups bilionárias criam algum mecanismo de defesa e proteção (como ter um produto difícil de copiar).

9 – Explorar de alguma forma o efeito rede (network effect) está presente em 28% dos unicórnios.

10 – Um erro comum das pessoas é acharem que VCs são pessoas ricas investindo o seu dinheiro, quando na verdade estão investindo o capital de outros.

11 – Muitos VCs já confessaram publicamente que nunca sabem qual empresa do seu portfolio vai ter grande sucesso.

12 – Cerca de 85% das startups bilionárias não participaram de nenhum programa de aceleração.

13 – Velocidade para aprender é o fator de sucesso mais importante!

Banner newsletter StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!