Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Quer pensar como um bilionário? Siga a regra de 1 pessoa, 1 problema

A estratégia de Peter Thiel, cofundador do PayPal, envolve escolher um problema significativo, dedicar total atenção a ele e superá-lo, destacando que a resolução de problemas A-plus é fundamental para o sucesso duradouro de uma empresa e sua equipe.

Quer pensar como um bilionário? Siga a regra de 1 pessoa, 1 problema

Empresário trabalhando no notebook se sentindo preocupado (Foto: martin-dm via Getty Images)

, jornalista

4 min

5 dez 2023

Atualizado: 5 dez 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Peter Thiel, cofundador do PayPal e primeiro investidor externo do Facebook, orienta que você foque em resolver problemas A-plus, e não B-plus.

Estava lendo as manchetes de notícias, quando me deparo com essa “quer pensar como um bilionário? Siga a regra de 1 pessoa, 1 problema”.

Em um texto de Jeff Haden para a Inc Magazine, ele conta que Peter Thiel, cofundador do PayPal e primeiro investidor externo do Facebook, orienta que você foque em resolver problemas B-plus, e não A-plus.

  • A-plus são problemas de alto impacto, difíceis de resolver ― que, muitas vezes, você os evita.
     
  • Os B-plus, por outro lado, são problemas que são mais fáceis de resolver, mas têm menor impacto. Eles podem ser úteis, mas não são transformadores.
     

O que é a regra de 1 pessoa, 1 problema?

A regra de 1 pessoa, 1 problema, de Thiel, sugere que você se concentre em resolver apenas um problema A-Plus de cada vez.

Pode, sim, parecer mais difícil, no entanto, é a melhor maneira de ter um impacto real no mundo e no negócio.

O que você precisa fazer?

Primeiro, escolha um problema para resolver. Sim, aquele mesmo que você tem evitado. Parece assustador, você está sentindo frio na barriga e insegurança, mas deve enfrentá-lo e se esforçar para resolvê-lo.

Concentre-se apenas nisso. “Você sentirá que outras coisas estão escorregando. Mas tudo bem; resolver um problema A-plus é melhor do que resolver dezenas de problemas B-plus”, escreve Haden.

Peter Thiel (Foto: Gage Skidmore via Wikimedia)

Dica de Peter Thiel para inspirar você a lidar com seu o time

Como Keith Robais (ex-PayPal, LinkedIn, Slide e Square) explicou em uma palestra em Stanford em 2014:

Peter costumava dizer que cada pessoa só poderia fazer exatamente uma coisa. Ele basicamente orientaria você, como liderança, a dizer:

“Não vou falar com você sobre mais nada, exceto sobre esta coisa que designei para você. Não quero ouvir sobre o quão bom você está indo em outra área ou em outras tarefas. Apenas concentre-se até você superar esse problema.”

Por que importa?

Isso porque, “qualquer um pode resolver problemas B-plus. Mas é o A-Plus que fará com que sua empresa – e o seu time – realmente se destaquem.”

 

Leitura recomendada
Agora, aprenda em 3 dias de imersão ao lado de grandes executivos para você dominar novos modelos de gestão, negócios e tecnologias que estão revolucionando o mercado. Confira!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!