A pessoa mais jovem a ocupar o cargo de secretária de imprensa da Casa Branca é um símbolo da nova geração que está ganhando espaço no centro do poder americano.
Reprodução
, redator(a) da StartSe
7 min
•
31 jul 2025
•
Atualizado: 31 jul 2025
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Essa é Karoline Leavitt, a pessoa mais jovem mais jovem a ocupar o cargo de secretária de imprensa da Casa Branca.
Nomeada em novembro de 2024, com apenas 27 anos, seu tom de voz firme e certeiro ecoa pelo salão de imprensa mais importante do mundo.
A nomeação de Karoline não foi aleatória.
Gen Z, mãe, jovem, segura e com uma postura e oratória impecáveis, Karoline veio para transmitir um recado: a partir de agora a narrativa será dominada por eles e não mais pela mídia tradicional.
“Novas vozes serão bem-vindas”, disse ela. Em fevereiro deste ano, anunciou que a Casa Branca passaria a selecionar quem participaria do pool de imprensa presidencial - inclusive abrindo espaço para mídia digital independente.
Karoline age como uma líder. Ainda que jovem, sua postura confiante impõe respeito e domina a narrativa com argumentos sólidos e muita agilidade.
É capaz de dialogar com as gerações mais jovens e impor respeito às anteriores: combinação perfeita de uma liderança da atualidade.
As mulheres estão ganhando cada vez mais espaço em cargos relevantes.
E o que uma mulher precisa para ocupar uma posição de liderança relevante?
Aparentemente, as mulheres não precisam mais “anular” sua vida pessoal ou escolher entre carreira e maternidade, por exemplo.
O que faz uma mulher ser reconhecida como uma liderança segura e capaz está nas habilidades, na segurança e na capacidade de ser ela mesma.
Sheryl Sandberg, Gimmy Rometti, Melanie Perkins, Camila Farani, Mira Murati, Bozoma Saint John, Rachel Maia, Dafna Blaschkauer são exemplos de mulheres que ocuparam ou ainda ocupam cargos de liderança nas maiores empresas do mundo.
O que elas têm em comum? Não foi apenas competência ou cópia de um modelo masculino de liderança.
Foi a coragem de liderar com autenticidade, confiança e visão.
Elas souberam reconhecer seu potencial e seus pontos fortes; e transformaram eles em seu maior trunfo: uma liderança autêntica.
Isso fez com que elas ocupassem lugares de destaque, antes talvez ocupados apenas por homens, e fossem voz respeitada em reuniões e grandes decisões.
O que aconteceria se elas tentassem trilhar o mesmo caminho de liderança dos homens?
Arriscamos dizer que elas provavelmente iriam se apagar e passar despercebidas.
Aqui na StartSe, acreditamos que as melhores lideranças são desenvolvidas a partir do jeito único e das habilidades pessoais de cada pessoa.
É por isso que o Programa de Liderança Feminina foi criado.
Para ajudar você a se posicionar com autenticidade e segurança, a se conectar com outras mulheres que já estão onde você gostaria de estar, ocupando cargos e ressignificando a liderança feminina dentro das empresas.
Conheça o Programa de Liderança Feminina da StartSe
O Programa de Liderança Feminina da StartSe é ministrado por Executivas C-Level de grandes empresas, empreendedoras que construíram negócios de sucesso do zero e especialistas em negociação, branding pessoal e liderança de alta performance.
Mentoras que hoje são referências em grandes empresas e que ajudarão você a conquistar um cargo de referência de liderança também.
Ao longo de 6 semanas, você vai percorrer:
→ Módulo 1 - Liderança de Si:
Fortalecer sua autoconfiança e autenticidade como líder, a partir de inteligência emocional e superação de bloqueios.
→ Módulo 2: Liderança dos Outros:
Desenvolver comunicação assertiva, inovação, mediação de conflitos, empatia e softs skills que irão transformar conflitos em oportunidades e mudar o seu estilo de liderança com times mais colaborativos.
→ Módulo 3: Liderança das Organizações:
Liderar com propósito em ambientes diversos e desafiadores. Dominar estilos de liderança, construir times de alta performance e impulsionar culturas mais inclusivas e inovadoras
→ Módulo 4: Liderança Estratégica:
Conectar visão e execução, mapear tendências, criar planos estratégicos adaptáveis e tomar decisões com impacto de longo prazo.
Desenvolver presença executiva, inspirando equipes e ganhando visibilidade dentro e fora da empresa.
→ Módulo 5: Ferramentas para Inovação e Tecnologia:
Atualizar sua caixa de ferramentas, explorando soluções digitais, metodologias ágeis e o uso da IA para tomar decisões mais estratégicas para liderar com inovação.
→ Módulo 6: Plano de Ação:
Transformar aprendizado em ação a partir da estruturação de um plano de carreira estratégico e alinhado aos seus objetivos pessoais e profissionais.
Se posicionando como uma líder de impacto que influencia decisões importantes nos negócios.
Seja a referência de liderança que todos vão querer ouvir e respeitar, capaz de inspirar e impulsionar equipes, pessoas e negócios.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
redator(a) da Startse
Copywriter que escreve sobre negócios, tendências e tecnologia na StartSe
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!