StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões Internacionais
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas
Consultoria

Quais são os desafios energéticos da era tecnológica?

Nosso CEO, Junior Borneli, faz uma análise sobre a crise de energia e os três movimentos importantes por trás dela.

Quais são os desafios energéticos da era tecnológica?

Foto: Pexels

, Founder da StartSe

3 min

3 mai 2024

Atualizado: 3 mai 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Todo mundo tem falado sobre a crise de energia que pode ser causada pelo rápido crescimento da frota de carros elétricos, a nível global. Contudo, esse não é o único "vilão" do mercado de energia elétrica.

Existem 3 movimentos importantes:

1. Carros elétricos: à medida que a frota de elétricos cresce, a necessidade de energia aumenta. Não há energia disponível para toda frota e isso pode ser um empecilho para o avanço deste mercado.

2. Inteligência Artificial: o processamento dos algoritmos de IA exige um enorme volume de energia. A geração de uma imagem por IA consome mais energia do que uma lâmpada acesa por 3 horas.

3. Robôs: mais e mais robôs são usados em fábricas e centros de distribuição. Logo os robôs estarão presentes no nosso dia a dia. E, como você sabe, todos eles funcionam a partir de energia elétrica.

Dito isso, as big techs começam a produzir sua própria energia, de modo a garantir seu próprio abastecimento. A Amazon já investe em usinas fotovoltaicas, fazendas solares e outras iniciativas.

A Microsoft está investindo US$ 10 bilhões em energia renovável. O Google tem um fundo de US$ 2 bi para investimento em startups de energia. Apple e Meta também têm suas iniciativas no setor.

Por fim, em 2026, os datacenters consumirão mais energia do que o Japão. É energia suficiente para servir 125 milhões de pessoas.

Não há dúvidas de que isso será um grande desafio daqui pra frente.
 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!