Sobre Nós
Para Você
Para Empresas
Conteúdos

NOVO

Eventos
Comunidades
Tools
Parcerias

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Comunidades

Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado


Primeiro condomínio no metaverso do mundo fica no Brasil

Maringá é a primeira cidade do mundo a disponibilizar um complexo residencial no Metaverso. Na prática, o cliente compra imóvel igual no mundo virtual e físico

Primeiro condomínio no metaverso do mundo fica no Brasil

, Jornalista

4 min

23 mai 2022

Atualizado: 19 mai 2023

Por Camila Petry Feiler

Gestor de patrimônio e imobiliário digital é uma das profissões que nasce junto com o metaverso e, olha, parece que ela já está bem próxima. Inclusive, já pensou em aproveitar o hype e comprar um apartamento no metaverso? Pois é, isso vai ser possível na cidade de Maringá, no Paraná, onde os investidores ainda levam um imóvel físico idêntico ao adquirido no ambiente virtual. 

E mesmo sendo algo tão novo, antes mesmo do lançamento oficial, o Be Garden já tem 60% de reservas. O empreendimento é da Bravo Empreendimentos e a gestão do condomínio ficará por conta da Housi, plataforma de moradia sob demanda, que irá proporcionar ao comprador a desburocratização da locação do imóvel. 

Com isso, o inquilino poderá optar por locações diárias, por temporada ou por mensalidade, sem se preocupar com documentação e com a possibilidade de oferecer o apartamento em plataformas como Airbnb.

METAVERSO, NFT… O QUE DIFERENCIA O CONDOMÍNIO?

Metaverso em proposta da Meta (foto: divulgação)

Primeiro empreendimento apresentado nesse modelo, o cliente poderá acompanhar pelo metaverso todo o processo de construção do apartamento em tempo real. O progresso feito no físico será atualizado no ambiente virtual. Isso será possível por meio de uma metodologia já utilizada pela BRAVO, o Building Information Modeling (BIM).

Para isso, os compradores vão adquirir dois NFTs, criados e entregues pela Insignia, startup de soluções em blockchain para o mercado imobiliário. Um dará o acesso à obra no metaverso, garantindo também ao investidor a propriedade da unidade virtual, e o outro vai servir como carteirinha de filiação ao Insignia Club, para assegurar benefícios aos participantes do clube exclusivo. 

O local será construído com 264 unidades residenciais do tipo studio, cada uma com cerca de 33 metros quadrados. Os apartamentos contarão com sala, cozinha e quarto conjugados, além de banheiro, sacada e uma vaga na garagem.

POR QUE IMPORTA?

O mercado imobiliário está se movimentando para acompanhar as tendências do mercado, testando a temperatura do que pode funcionar. Com conceitos ainda tão novos como o metaverso, a aposta é criar diferenciais competitivos que garantam aos compradores investimentos em potencial. 

A Insignia, inclusive, é uma aposta que surgiu da parceria entre a Bravo Empreendimentos e a Moreira Suzuki Advogados, contando com investimentos iniciais do CEO da NFT Tropix e do CEO da Housi. O plano é desenvolver um marketplace para comercializar tokens e um fomentar um ecossistema de corretoras descentralizadas (DEXs), que deverão se ocupar da função de vender os tokens imobiliários. 

Banner newsletter StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Leia o próximo artigo