Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

WeCoffee e mais: o que está por trás das lojas que viralizam no TikTok

Clientes que visitam o estabelecimento produzem conteúdo fotográfico ou em vídeo no espaço e o compartilham nas redes sociais. Isso faz com que o ambiente se torne viral de forma orgânica. Um dos fatores que contribuem para isso é o ambiente ser instagramável. Entenda mais!

WeCoffee e mais: o que está por trás das lojas que viralizam no TikTok

We Coffee (foto: reprodução blog WeCoffee)

, jornalista

4 min

7 dez 2023

Atualizado: 16 jan 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Para quem tem pressa:

  • Clientes vão ao estabelecimento, produzem conteúdo no espaço e postam nas redes sociais – e faz com que, de forma orgânica, o ambiente viralize.
     
  • Isso acontece por causa do formato de loja instagramável, tendência do varejo físico, que tem tudo a ver com competitividade de mercado.
     
  • Isso porque, permitem que as marcas se destaquem da concorrência, criem experiências únicas para os clientes e aumentem as vendas.


TikTok tornou-se uma das plataformas mais populares do mundo, e sua influência no comportamento do consumidor é cada vez mais evidente.

Para você ter uma noção: estabelecimentos como o WeCoffee e Coffee Selfie, em São Paulo, são alguns dos exemplos. Eles viralizaram no TikTok graças a seus cenários fofos que estimulam os visitantes a tirarem fotos e vídeos.

  • A #wecoffee tem mais de 111 milhões de visualizações no TikTok
  • A #coffeeselfie tem mais de 11 milhões de visualizações no TikTok

Coffee Selfie (Imagem: reprodução Instagram @coffeeselfie_sp

Mas afinal, o que está por trás do sucesso desses estabelecimentos? 

Espaços bonitos e fotogênicos. Alguns chamam de espaço instagramável (uma referência ao Instagram quando fotos bonitas e elegantes viralizaram).

E o que é espaço instagramável? 

Na prática, trata-se de um ambiente com espaços fotogênicos em que as pessoas possam tirar fotos e gravar vídeos. Quanto mais elas produzem conteúdos, mais postam nas redes sociais e, consequentemente, o ambiente se torna viral – fazendo com que gere o senso de desejo em outros internautas.

Como criar um ambiente instagramável?

Tenha um projeto de arquitetura para loja física, briefing detalhado do público-alvo e o objetivo da marca, estudo sobre as melhores cores, sons e fragrância.

“Projetar uma experiência física com o equilíbrio certo de segurança, emoção e conveniência é a chave para distinguir a marca da concorrência”, aconselha Norberto Almeida de Andrade, especialista em neuromarketing e autor de livros sobre marketing e inovação neste artigo.

Por que importa?

Essa tendência do varejo, antecipada pela StartSe há alguns anos, mostra que têm tudo a ver com competitividade de mercado porque além de se destacarem da concorrência por meio de experiências, gera a vontade do público em produzir conteúdo no ambiente para postar nas redes sociais.

Leitura recomendada
Quer ficar por dentro do futuro do varejo mundial para você aplicar em sua empresa já em 2024? Vamos te dar os principais insights, aprendizados, frameworks e relatórios para você montar o plano prático da sua empresa deste ano com tudo o que rolou por lá. Confira! 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!