Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Comunidades
Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado
Comunidade de negócios para empresários e executivos que são alumni da StartSe e protagonistas de empresas do AGORA.
Comunidade de lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo, para desenvolvimento, networking e transformação cultural.
Por Tainá Freitas
O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia da COVID-19. Com a quarentena, lockdown e fechamento de fronteiras de países, viajar deixou, por um tempo, de ser uma possibilidade (ainda que fosse um grande desejo!). De acordo com a Organização Mundial de Turismo, a receita deste mercado pode ter caído US$ 910 bilhões no mundo inteiro em 2020.
Por isso, foi um choque quando a abertura de capital do Airbnb, uma startup de hospedagem, foi o maior dos Estados Unidos em 2020. Durante este período difícil, a companhia demitiu 25% de seus funcionários – cerca de 1.900 pessoas. Brian Chesky, fundador e CEO da empresa, escreveu uma carta emocionante sobre o acontecimento.
A capacidade de adaptação foi um fator marcante para que a empresa fizesse uma volta por cima. Entre tentativas e erros, o Airbnb conquistou a confiança dos investidores a tempo da abertura de capital. Um dia após a abertura – que aconteceu em 10 de dezembro -, a startup já valia mais que o Marriot e Hilton juntos.
Um dos fatores que pode ter auxiliado a ganhar esta confiança é que, diferente de empresas como a Uber, o Airbnb se tornou uma companhia lucrativa antes do IPO. Além disso, no terceiro trimestre do ano, enquanto concorrentes como Expedia e Booking tiveram queda de receita de 58% e 48%, respectivamente, a do Airbnb foi de apenas 18%.
Piero Franceschi e Felipe Giannetti, da StartSe, fizeram uma análise da situação e de como o Airbnb se destacou em 2020. Dá o play no vídeo:
O "Tradicional" já não tem mais impacto. Conheça nosso programa de Formação Executiva xBA e construa um diferencial competitivo relevante para sua liderança, dominando os inovadores princípios de uma Gestão Exponencial aprendendo diretamente com experts internacionais do Vale do Silício, em um programa exclusivo e restrito em parceria com a Nova SBE Executive Education, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios da Europa.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo