Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Mais do que o Google da China: por que o Baidu também é Tesla, OpenAI...

Conheça os últimos desenvolvimentos da campeã na área de IA da China

Mais do que o Google da China: por que o Baidu também é Tesla, OpenAI...

Baidu Technology Park no ZPark Fase II (Imagem: via mediawiki)

, Product Owner na StartSe

7 min

31 jul 2023

Atualizado: 31 jul 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Convehamos: a fama da empresa chinesa de tecnologia Baidu não é das melhores no Brasil – por ser frequentemente associada à experiência de muitos usuários brasileiros tiveram com seu antivírus difícil de desinstalar, ou por ser conhecida apenas como “Google da China”, devido à sua função de buscador, similar ao Google, no país asiático.

Qual o buscador usado na China?

O Baidu realmente nasceu da inspiração no buscador do Google, em 2000. Mas hoje, a empresa é uma das principais empresas de tecnologia da China e lidera em diversas áreas relacionadas à Inteligência Artificial, como AI generativo e direção autônoma. 

O que é o Baidu?

  • É como se além de ser a “Google da China”, o Baidu também fosse o Tesla, OpenAI e Midjourney da China. Além de criar novas tecnologias que ainda não existem ou estão em fase bem inicial no ocidente.

Visitei o Baidu Apollo Park, parque focado em desenvolvimento de direção autônoma e Inteligência Artificial do Baidu e vi de perto os últimos desenvolvimentos da empresa. Confira abaixo:


1 - Ernie Bot – o ChatGPT e Midjourney do Baidu


O chatbot da Baidu foi treinado com base no universo de informações disponíveis em chinês. 

Chamado de Ernie Bot, um dos principais destaques é sua capacidade de superar o ChatGPT em uma série de testes de referência. Por exemplo, em um teste baseado em exames de admissão e qualificação padrão, como aqueles necessários para entrar na faculdade ou se qualificar como advogado, o Ernie 3.5 superou o ChatGPT-4 em chinês. 

  • Em outro teste que continha mais de 13.000 perguntas de múltipla escolha cobrindo mais de 50 assuntos diferentes, o Ernie 3.5 também estava à frente do ChatGPT-4.
     
  • O Ernie Bot também tem a capacidade de gerar imagens através de prompts de texto, como o Midjourney.

Além disso, o Ernie tem a capacidade de fazer buscas online em tempo real e já está integrado com todo o ecossistema de serviços da Baidu, como serviços de cloud, mapa, e análise para tomada de decisão.

2 - Pessoas digitais

O principal programa de notícias da China é frequentemente estrelado por um apresentador digital. E a diferença para uma pessoa real é quase imperceptível. Sua aparência, movimentos e tom de voz são todos extremamente naturais. 

  • A tecnologia de criar “humanos digitais” da Tencent é uma das tecnologias que ainda não é facilmente encontrada no ocidente.

Na China, essa tecnologia está sendo utilizada para criar, além de apresentadores de TV, atendentes, hosts de live commerce, professores e advogados – que interagem em tempo real através da voz. Os humanos digitais podem ser criados com base na captura dos movimentos e fala de uma pessoa real ou gerado totalmente artificialmente

  • A tecnologia ainda se encontra em estágio inicial, mas é esperado que os humanos digitais substituam muitos profissionais reais nos próximos anos na China.

3 - Direção autônoma

O Baidu Apollo, uma plataforma de condução autônoma de ponta, está revolucionando a maneira como viajamos e interagimos com nossos veículos

  • Atualmente o produto está disponível em 10 cidades chinesas, incluindo Pequim, onde o serviço de táxi autônomo Apollo Go foi lançado. 
     
  • A utilização dos carros autônomos da Baidu é simples e conveniente, onde você pode solicitar um veículo através de um aplicativo e sendo transportados para seu destino sem a necessidade de um motorista humano.

O que é ainda mais surpreendente é a visão da Baidu para o futuro da condução autônoma: a empresa planeja transformar os carros autônomos em verdadeiros robôs autônomos, capazes de interagir com os passageiros e o ambiente de maneira mais sofisticada. 

Além disso, a empresa vê um futuro onde os veículos autônomos não são apenas meios de transporte, mas também espaços multifuncionais. Imagine um carro que pode se transformar em uma loja itinerante, um escritório móvel, um salão de beleza ou até mesmo uma academia sobre rodas. Isso poderia revolucionar completamente a maneira como usamos e percebemos os veículos, abrindo um mundo de possibilidades para a mobilidade urbana.

POR QUE IMPORTA?

Em face de todas essas inovações revolucionárias que estão surgindo na China, fica claro que o futuro da tecnologia está sendo moldado neste exato momento.

LEITURA RECOMENDADA 
 

E não há melhor maneira de entender e se preparar para esse futuro do que vivenciá-lo em primeira mão. É por isso que convidamos você a participar das imersões executivas da StartSe na China. Durante essas imersões, você terá a oportunidade única de visitar empresas como a Baidu, ver de perto as tecnologias de ponta que estão sendo desenvolvidas e entender como elas estão transformando o mundo em que vivemos. Esta é a sua chance de experimentar o futuro, hoje. Confira aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Global Digital Economy Specialist & Sinologist

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!