Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Conheça o Pix internacional e entenda como pode impactar o seu negócio

Nexus, mecanismo que permitirá transferências e pagamentos instantâneos em mais de 60 países em até um minuto, é a nova aposta do BIS e promete revolucionar o mercado financeiro

Conheça o Pix internacional e entenda como pode impactar o seu negócio

, jornalista

5 min

12 set 2022

Atualizado: 13 dez 2022

Por Sabrina Bezerra

O Federal Reserve, Banco Central dos Estados Unidos, começou a realizar testes do FedNow, sistema de transferência e pagamentos instantâneos. O objetivo é lançar em 2023.

Mas não é a única região a lançar o sistema similar ao Pix. Europa e outros países têm ou planejam ter esse tipo de serviço.

Pix internacional

Agora, o BIS (Banco de Compensações Internacionais), conhecido como Banco Central dos Bancos Centrais, quer integrar todos os locais que têm o sistema similar ao Pix.

Para isso, está testando o Nexus, mecanismo que permitirá transferências e pagamentos instantâneos em mais de 60 países em até um minuto.

O que muda? Ao invés do mecanismo ser limitado para uma determinada região (por exemplo, o Pix é só entre locais do Brasil, certo?), com o Nexus será possível fazer pagamentos e transferências entre nações e moedas diferentes.

  • Você fica sabendo mais sobre estes e outros assuntos com o novo app StartSe. Baixe gratuitamente para ficar por dentro de tudo o que importa em carreira e negócios:  Android | iPhone

Pix internacional: funciona em quais regiões?

Por enquanto, os testes do Nexus estão sendo feitos entre sistemas de pagamento da Malásia, Singapura e Zona do Euro, por meio do Banco da Itália. 

O Banco Central Brasileiro participa como observador. No entanto, por ora, todo o processo é simulado, ou seja, não faz transferências e pagamentos entre usuários reais.

Pix internacional: o que está por trás da escolha dos parceiros?

Já a escolha dos parceiros não é em vão. O BIS os escolheu por terem experiência na construção e conexão de sistemas de pagamento.

Para você ter uma ideia, em 2021, “a Autoridade Monetária de Singapura vinculou o sistema de Singapura ao da Tailândia, fornecendo pagamentos transfronteiriços quase instantâneos entre esses países”, diz o BIS.

Enquanto isso, o Tips, sistema de pagamento instantâneo da Europa, “já se conecta aos sistemas de pagamento doméstico de países europeus. É operado pelo Banco da Itália”, completa.

Pagamento com PIX (foto: montagem/Getty)

Pix internacional: qual é o impacto para o negócio?

O sistema de transferência e pagamento pode ser uma oportunidade para você internacionalizar a sua empresa. 

Afinal, se o mecanismo já é um sucesso no Brasil (em agosto o Pix bateu recorde no número de transações feitas: cerca de 90 milhões de movimentações em único dia), a chance de dar certo internacionalmente é grande.

Thumbnail do vídeo

Por que importa?

Ficar de olho nos movimentos de mercado é importante para você estar sempre um passo à frente e fidelizar a clientela. Além disso, perceba a estratégia do BIS ao lançar um novo sistema: avaliou as regiões que oferecem a tecnologia e fechou parceria com alguns cases de sucesso para testar a inovação — o que aumenta a chance de sucesso do sistema.

E se assim como o Pix você quer expandir mais o horizonte de alcance do seu conhecimento e se tornar um profissional em posse das técnicas mais atuais e validadas de exponencialidade, a gente te convida para conhecer o programa executivo eleito o mais inovador do mundo.

Esse programa é o Xponential Business Administration (xBA) e nele você vai aprender as 10 competências-chave de gestão e inovação usadas pelas empresas mais poderosas e competitivas do mundo, com +30 referências mundiais direto do Vale do Silício e da Europa.

Você pode conhecer mais sobre o programa neste link aqui e ver como Steve Blank, conhecido como “o papa do Vale do Silício”, vai te ajudar a levar sua carreira para o próximo nível no xBA.

Banner XBA setembro 2022

Fique por dentro de tudo o que importa na Nova Economia e ainda aprenda o que você precisa para transformar sua carreira e sua empresa para melhor! Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone

Siga a StartSe nas redes sociais: Instagram Telegram | Twitter |  YouTube


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo

Mapa do site

Sobre Nós

CaptableDigitaliza.aiMorseSnaqStartSe UniversityStartups

Eventos

A StartSe é a plataforma de conhecimento do AGORA. Nossa missão é educar, informar e transformar lideranças e empresas do Brasil através do acesso às experiências mais bem sucedidas de negócios dos principais polos de inovação do mundo.

BAIXE O APP STARTSE!

Google Play BadgeApp Store Badge
Baixe o App Startse!

Cadastre-se e receba diariamente o resumo do que importa AGORA com a análise do time StartSe!


SIGA A STARTSE NAS REDES!

Fale Conosco

Horário de atendimento:
De segunda a sexta, das 10h às 18h

Atendimento exclusivo telefônico

+55 (11) 5039-5602


Atendimento exclusivo WhatsApp
Compras:

+55 (11) 97558-6880


Alunos e Ex-alunos:

+55 (11) 97244-8378

E-mails:
atendimento@startse.com
comercial@startse.com
dpo@startse.com

É um veículo de comunicação e quer receber nossos releases ou agendar uma entrevista conosco?
assessoria@startse.com

STARTSE TURISMO DE NEGOCIOS LTDA CPNJ: 32.291.526/0001-64 | STARTSE INFORMACOES E SISTEMAS S/A CNPJ: 24.554.736/0002-50

Política de Privacidade e Termos
Política Geral de Cancelamento e Remarcação

Todos os direitos reservados © startse.com
São Paulo, Brasil | Palo Alto, EUA | Shanghai, China