Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Pix no WhatsApp: BB permite que clientes façam transferências de outros bancos pelo app

O objetivo é que os clientes possam transferir dinheiro de outros bancos para o Banco do Brasil através do WhatsApp; medida é permitida através do Open Finance. Entenda

Pix no WhatsApp: BB permite que clientes façam transferências de outros bancos pelo app

, jornalista da StartSe

5 min

1 nov 2022

Atualizado: 23 jan 2023

Já pensou em realizar um Pix em um banco, mas através da conversa no WhatsApp de outro? Isso será possível para clientes do Banco do Brasil.

Através do Open Finance, os clientes poderão iniciar transferências por Pix em outros bancos no WhatsApp do BB para receber o valor na conta do Banco do Brasil. A iniciativa é possível por conta do iniciador de pagamentos, elemento disponibilizado na terceira fase de implementação do Open Finance já em vigor.

COMO FUNCIONA?

No WhatsApp do Banco do Brasil (de número 61 4004-0001), o cliente poderá digitar “trazer dinheiro de outro banco”. Ali, a assistente virtual da instituição financeira irá enviar uma lista dos outros bancos que o usuário deverá escolher.

O próximo passo é digitar e confirmar o valor da transferência. Através do Open Finance, que garante a segurança de dados entre bancos diferentes, o aplicativo do banco terceiro (que poderá ser o Itaú, Nubank, Santander, entre outros) irá abrir e o usuário poderá confirmar a transação.

Com a confirmação, o usuário será direcionado novamente para o WhatsApp do Banco do Brasil, onde a transação foi iniciada.

“O iniciador de pagamentos do Open Finance vai transformar o jeito como as pessoas gerem suas finanças e ampliar a disputa por ser o aplicativo de preferência do cliente”, explica Fausto Ribeiro, presidente do BB. Segundo o banco, mais de 1,2 milhão de clientes compartilham seus dados de outros bancos com o Banco do Brasil.

POR QUE IMPORTA?

O Open Finance é o novo nome para o Open Banking. A mudança aconteceu em março deste ano, para sinalizar uma inclusão que vai além dos serviços bancários.

A implementação do Open Finance começou em 2021 e foi dividida em quatro diferentes fases. A premissa é de que os usuários são donos dos próprios dados e podem escolher como e quando desejam compartilhá-los com outras instituições.

Na prática, o Open Finance garante, através de APIs (interface de programação de aplicativos), que essa troca de informações possa acontecer de forma segura. No setor de negócios, isso permite que os usuários de longa data de um banco possam levar seus históricos para uma nova instituição, por exemplo, e tenham melhores condições e taxas de crédito.


POR QUE VOCÊ DEVE FICAR DE OLHO NO OPEN FINANCE?

O compartilhamento de dados entre instituições não é algo que acontece naturalmente entre as instituições. Por lei, os maiores players do mercado foram obrigados a aderir ao Open Finance.

No entanto, essa troca de dados favorece os usuários e o surgimento de novos negócios. Agora, o BB se destaca dos concorrentes e oferece uma alternativa fácil para que enviem dinheiro para a conta do banco, facilitando que os clientes continuem clientes, mesmo que também usem outros bancos.

Na prática, significa reconhecer que o cliente também utiliza os serviços de outras instituições financeiras (o que acontece naturalmente), ao mesmo tempo que facilita que ele continue próximo, através do WhatsApp, um aplicativo já conhecido e utilizado por grande parte dos brasileiros. Será que outros bancos também irão aderir?


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo