Veja o que você pode aprender com a atualização da política de publicidade do Pinterest.
(Foto: divulgação Pinterest)
, jornalista
5 min
•
5 jul 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
O Pinterest, rede social de fotos inspiracionais, anunciou que os anúncios com textos e imagens sobre perda de peso serão proibidos na plataforma. O motivo? Combater a ideia de um padrão de corpo perfeito.
“O Pinterest é o lugar onde as pessoas vêm em busca de inspiração para criar a vida que amam. […]Independentemente da forma ou tamanho do corpo. […] Com essa postura, o Pinterest se torna a primeira rede social a proibir todos os anúncios de perda de peso", diz a empresa em comunicado.
A movimentação, segundo a rede social, surge após uma orientação da National Eating Disorders Association (NEDA). A associação fez um levantamento que mostra que desde a chegada da pandemia de coronavírus, houve um aumento nos hábitos alimentares pouco saudáveis e nos transtornos alimentares em jovens. “Muitos agora estão sentindo uma pressão a mais conforme voltam a frequentar seus círculos sociais pessoalmente pela primeira vez em meses”, afirma o Pinterest.
Além disso, o Pinterest reforça a presença em prol da diversidade. Em março, por exemplo, a empresa lançou filtragem por tons de pele em que permite que os usuários filtrem a tonalidade ao buscar por termos relacionados à beleza. E não é à toa. O debate sobre diversidade e inclusão tem avançado em todo o mundo. Os Millennials e a Geração Z são exemplos de gerações que passaram a se posicionar em relação ao assunto. E o tema também faz parte da agenda ESG — que cresce no mercado.
Para Tabria Majors, Model e Pinterest Creator disse que “as conversas sobre neutralidade corporal que estão acontecendo online são uma ótima maneira de promover a aceitação, mas ainda continuamos vendo mensagens não solicitadas sobre nossos corpos. De pílulas mágicas de peso a planos de dieta extrema e imagens que envergonham o corpo, é difícil escapar dessas mensagens prejudiciais que desafio diariamente”.
Não pensar em inclusão e diversidade não é mais uma opção para as empresas. É preciso olhar para o assunto desde a formação do time, criação dos produtos e anúncios publicitários. Isso porque, além do posicionamento das novas gerações (veja no tópico acima), da Agenda ESG, as pesquisas mostram que as companhias que apostam em diversidade podem alcançar resultados financeiros melhores.
E a atualização da política de publicidade do Pinterest traz um marco importante e de incentivo para outras empresas. “Incentivamos outros profissionais da indústria a fazerem o mesmo e reconhecer, de uma vez por todas, que não existe um modelo único para todos”, diz a rede social.
O "Tradicional" já não tem mais impacto. Conheça nosso programa de Formação Executiva xBA e construa um diferencial competitivo relevante para sua liderança, dominando os inovadores princípios de uma Gestão Exponencial aprendendo diretamente com experts internacionais do Vale do Silício, em um programa exclusivo e restrito em parceria com a Nova SBE Executive Education, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios da Europa.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!