A PepsiCo Brasil anunciou a renovação de sua frota de caminhões sustentáveis, feitos com material reciclado de embalagens de salgadinhos e bebidas.
Foto: Divulgação
, Produção de Conteúdo
5 min
•
2 ago 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
texto por Marina Rafaella Preto
Uma das maiores fabricantes de bebidas e alimentos do mundo, a PepsiCo desenvolveu aqui no Brasil um uma frota sustentável de caminhões para logística de produtos no começo do ano, e agora anuncia sua renovação com sucesso.
O projeto consiste em 100 caminhões de carroceria sustentável, feitas com plástico reciclado de garrafas PET e BOPP, materiais utilizados nas embalagens de bebidas como Gatorade e Pepsi, e de salgadinhos como Ruffles e Doritos.
Os materiais passaram por diversos testes que asseguraram sua durabilidade e segurança,
e a possibilidade de utilização em larga escala na frota. Outros testes também estão sendo realizados para aumentar o uso dos recicláveis, o que diminuiria em até 99% do consumo de energia para produzir uma carroceria, em comparação com uma tradicional de alumínio.
Além disso, foram anunciados 12 novos veículos movidos a gás natural, que fazem parte de um projeto da empresa para reduzir em até 40% a emissão de gases naturais de efeito estufa até 2030, e zerar a emissão até 2040.
O projeto, que começou com um caminhão sustentável em Minas Gerais em janeiro, faz parte dos 3 pilares sustentáveis que a PepsiCo Brasil prega: Agricultura positiva, Cadeia de valor positiva e Escolhas positivas.
Em nota, Anderson Pinheiro, diretor de transportes da PepsiCo Brasil, afirmou que: “A preocupação com o Planeta está no centro dos esforços da PepsiCo e na área de transportes estamos cada vez mais atentos a essa necessidade de mudança para uma frota mais sustentável.”
A PepsiCo Brasil faz parte das empresas que colocaram o ESG como prioridade, e a sustentabilidade como centro do negócio. Nota-se cada vez mais que Organizações Infinitas estão preocupadas com a geração de valor e ter um grande propósito por trás da geração de lucro. Um propósito maior que motive os consumidores a comprarem seus produtos e serviços, e seus colaboradores terem orgulho de trabalhar lá.
Isso envolve, claro, a boa governança, a responsabilidade social e também a responsabilidade ambiental. Os hábitos de consumo mudaram, e o público está mais consciente de que muitos recursos que temos não são infinitos. Porém, as empresas podem ser, se souberem utilizá-los com sabedoria e devolvê-los ao planeta com responsabilidade.
Inclusive, no livro Organizações Infinitas, há um capítulo dedicado ao desenvolvimento sustentável, e como ele é primordial para empresas que desejam alongar sua duração e relacionamento com o cliente. O lucro a todo custo não deve ser o objetivo; bons resultados chegam como consequência de um trabalho sério e bem feito à preservação do mundo e das pessoas.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produção de Conteúdo
Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!