Sobre Nós
Para Você
Para Empresas
Conteúdos

NOVO

Eventos
Comunidades
Tools
Parcerias

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Comunidades

Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado


People Experience: como desenvolver uma boa experiência do funcionário?

Se os funcionários possuem uma boa experiência na empresa, será que ainda será necessário focar na retenção de talentos ou isso acontecerá naturalmente? Confira a entrevista com Nara Zarino, head de People Experience do Zé Delivery

People Experience: como desenvolver uma boa experiência do funcionário?

, jornalista da StartSe

7 min

28 mar 2023

Atualizado: 19 mai 2023

As empresas falam cada vez mais sobre ter o “cliente no centro” e de como oferecer uma boa experiência ao cliente. Mas como isso está se refletindo dentro da própria companhia, com os funcionários? Essa iniciativa está sendo chamada de “People Experience” – a experiência dentro da área de Pessoas.

Mas, quando falamos de People Experience, esqueça o escritório legal, o grande kit de boas-vindas, a piscina de bolinhas dentro da empresa: nada disso oferecerá uma boa experiência aos funcionários se a companhia não for… Transparente.

Por muito tempo, essas e outras iniciativas pareciam ser obrigatórias dentro das startups e até mesmo das grandes empresas. Mas não são esses pontos que verdadeiramente atraem e retém talentos.

 

Como ter uma boa experiência dos funcionários?

1 - Cumpra os combinados (do início ao fim)

Para Nara Zarino, head de People Experience no Zé Delivery, o primeiro passo é que as empresas cumpram os combinados que fizeram quando contrataram os funcionários. “As vezes, a pessoa chega e fica uma semana na companhia e vai embora, pois percebe que nada do que foi dito na contratação é real”, comentou.

Isso impacta de diversas formas nas instituições, pois tempo e dinheiro são gastos na seleção e contratação de candidatos. É por isso que muitas companhias também falam sobre reter talentos…

2 - Experiência do colaborador x retenção

Mas reter é necessário? Se há investimento na experiência do funcionário, a retenção passa a não ser tão preocupante.

“A empresa precisa comunicar de forma mais transparente possível aonde ela quer chegar e como quer fazer isso. Falar sobre o que ela acredita, o que ela já é, mas não quer mais ser. Porque à medida que ela se comunica de forma transparente o tempo inteiro, não só na comunicação interna, mas os líderes, nas cerimônias… Tudo é mensagem. Tudo isso faz com que a pessoa veja e fale: ‘faz sentido ficar nesse lugar?’, ‘Eu vou continuar nesse lugar porque eu acredito nesse propósito’”, exemplificou Nara.


3 - Escute o colaborador (de verdade)

É importante estabelecer uma relação de confiança com os funcionários, entendendo suas necessidades e opiniões. Nara sugere que é possível até mesmo criar iniciativas em conjunto. “Quando a gente ouve as pessoas e cria produtos ou transforma a partir do que elas trouxeram para a gente, elas têm certeza que estamos ouvindo, temos a credibilidade com as pessoas. Eu lembro que eu já ouvi algumas vezes: eu lembro que vocês mudaram tal coisa, porque eu mudei tal coisa. A pessoa tem certeza absoluta que nós fizemos por conta daquilo. É uma co-criação".

4 - Reconhecimento

Para Nara, reconhecimento não precisa ser dinheiro ou um novo cargo. “Isso passa diretamente pela experiência do colaborador. É um reconhecimento público, você pode fazer um evento e reconhecer as pessoas ou o time. Pode ser uma viagem, um curso, uma imersão. Existem pontos de contato específicos que impactam diretamente na decisão se ela vai ficar ou não na empresa”.

5 - Desenvolva a liderança

Não adianta a empresa ter uma cultura transparente se isso não é reproduzido e reforçado pelas lideranças. Os líderes são um dos principais pontos da experiência do funcionário. Veja aqui, neste episódio do People First, como desenvolver a liderança da sua empresa.

 

Confira mais dicas e o podcast na íntegra aqui:

Thumbnail do vídeo

O podcast People First está disponível quinzenalmente, às segundas-feiras, às 17h no YouTube, Plataforma e App StartSe e nos streamings de áudio. Ele faz parte da First Movers, comunidade de lideranças de RH da StartSe.


Faça parte da First Movers, a comunidade de lideranças de RH da StartSe: https://startse.la/3J80dNc 

Confira a StartSe Corporate: https://startse.la/3kuuQEl


Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Leia o próximo artigo