Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Big Techs

O novo rival chinês do iPhone chegou ao Brasil; Entenda a estratégia da empresa

A chinesa Oppo lança oficialmente o Reno 7 no Brasil, smartphone de estreia da empresa para abrir caminhos no mercado brasileiro.

O novo rival chinês do iPhone chegou ao Brasil; Entenda a estratégia da empresa

Foto: Oppo

6 min

20 set 2022

Atualizado: 11 nov 2022

Quinta maior vendedora de celulares do mundo, a Oppo lançou hoje (20) seu mais novo aparelho, o Oppo Reno 7. A marca chegou oficialmente ao Brasil em julho deste ano, e agora faz seu primeiro lançamento, tendo Caio Castro como embaixador nacional.

O valor inicial do Reno 7 seria de R$ 3.799, porém este valor foi reduzido para R$ 2.999. Segundo o fabricante, a estratégia foi revisada, numa tentativa de atrair mais consumidores para alavancar a venda no país. Até o final deste ano, serão lançados mais 3 modelos mais em conta, em comparação com o modelo de estreia.

O smartphone chinês estará disponível em lojas parceiras a partir do dia 26/09, e a partir de hoje (20) já está disponível em sua loja oficial na Amazon; caso seja comprado nesta, ou em alguma loja da Vivo, o usuário ganhará 5 anos de garantia do fabricante.

Jim Zhang, presidente da Oppo no Brasil, diz que a pretende dar início à fabricação dos aparelhos Oppo no país, porém “Nesse momento, a gente precisa saber mais do contexto geral de como iniciar esta operação, iniciar a fabricação local", concluiu em entrevista ao g1.

Celular OPPO A77 (foto: divulgação)

O Brasil é o quarto maior mercado de smartphones do mundo, portanto a decisão da empresa de estudar bastante o mercado antes de vir para cá foi muito bem planejada. Ainda mais na conjuntura atual, onde o país passa por um período de declínio nas vendas da categoria.

Preocupações com inflação, instabilidade do cenário econômico e alta do dólar, contribuem para a diminuição do poder aquisitivo e decisão de compra dos consumidores do varejo, segundo Reinaldo Sakis, gerente da Pesquisa e Consultoria de Customer Devices na IDC Brasil. 

A DISPUTA POR UM MERCADO JÁ CONSOLIDADO

Não é a primeira vez que uma fabricante chinesa de smartphones assume o risco de competir com a Apple. A startup Nothing anunciou esta corrida há pouco tempo, e mesmo sendo uma empresa pequena e recém-nascida, o Nothing Phone 1 já tem sido pauta de muitas comparações com o iPhone.

No segundo trimestre de 2022, a Oppo vendeu mais de 20 milhões de smartphones, representando 8,6% do mercado global. Abaixo apenas de Samsung, Apple, Xiaomi e Vivo Mobile Communications, sendo a última uma empresa-irmã da Oppo.

Até que, em 2021, a Oppo ultrapassou a venda de smartphones da Apple na América Latina. Com a chegada no Brasil, importante polo de vendas da categoria, este número pode ficar ainda maior. 

Imagem: Counterpoint Research

A Apple não está mais nem entre as 5 maiores marcas liderando a venda de celulares no continente latino-americano. Há uma expectativa de aumento, com a chegada do novo iPhone 14 e suas versões, embora a crítica tenha reclamado sobre a "mesmice" das novas versões do carro-chefe da empresa. 

Será que para o próximo ano a Apple irá se reinventar e disruptar o iPhone?


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo