Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


iPhone 14, novos AirPods Pro e Apple Watch, confira as novidades da Apple

Em seu tradicional evento de setembro, a Apple anunciou o iPhone 14 e 14 Pro – com mensagens via satélite –, os AirPods Pro 2 e três versões do Apple Watch. Saiba mais.

iPhone 14, novos AirPods Pro e Apple Watch, confira as novidades da Apple

iphone-14-novos-airpods-pro-apple-watch-novidades-apple (Foto: Apple/Divulgação)

, Head de Conteúdo na Captable

12 min

8 set 2022

Atualizado: 11 jan 2023

Por Victor Marques, da Captable Brasil.

Saiba tudo que a Apple anunciou em seu evento: iPhones com conexão via satélite, Apple Watch capaz de mergulhar nas profundezas do oceano e AirPods Pro com o dobro de performance no cancelamento de ruído. Confira os detalhes.

iPhone 14 e iPhone 14 Plus

Design

O iPhone 14 manteve seu design praticamente inalterado quando comparado ao iPhone 13. Apenas ganhou novas cores e uma versão maior (a versão Mini foi descontinuada). 

O iPhone 14 Plus é a aposta da Apple para agradar aqueles que gostam de tamanhos maiores de smartphone, mas não utilizam todas as características extras que os modelos Pro trazem 

O modelo de 6,7 polegadas só estava disponível na linha Pro até então. Dessa forma, o iPhone 14 Plus é o modelo de iPhone de 6,7 polegadas mais acessível que a empresa já produziu.

iphone-14-e-iphone-14-plus-sao-nova-aposta-nos-modelos-de-entrada (Foto: Apple/Divulgação)

Processamento

Pela primeira vez, a Apple não está empregando o mesmo chip em seus aparelhos de entrada e os Pros. Dessa vez, o iPhone 14 e 14 Plus ganharam os chips utilizados nos iPhones 13 Pro e Max no ano anterior. Mas, segundo a empresa, um novo design térmico deve proporcionar performance superior.

Câmera

A câmera foi um dos principais diferenciais quando comparada à geração anterior. Uma nova câmera principal tornou as fotos em ambientes pouco iluminados até 2,5x melhores. Para vídeo, a câmera passa a oferecer o modo Ação, que faz uma ultra estabilização para entregar um vídeo final sem tremores.

O modo cinemático, introduzido com o iPhone 13, agora funciona também em 4K e pode ser gravado em 24qps, a mesma taxa de atualização que filmes profissionais são gravados. A câmera frontal também é nova: com maior abertura e autofoco, entrega performance 2x melhor para fotos em ambientes escuros.

Detecção de acidentes

Assim como o novo Apple Watch Series 8 e Apple Watch Ultra, o iPhone 14 agora é capaz de detectar acidentes de carro, realizando chamada para serviços de emergência automaticamente, notificando os contatos de emergência e enviando a localização do GPS. Tudo isso, sem precisar da intervenção dos passageiros.

Modo SOS via Satélite

Outra funcionalidade de segurança é o Modo SOS via Satélite. A conexão deve ser utilizada para momentos de emergência quando não há sinal Wi-Fi ou de celular. Para utilizá-la é preciso estar com visão direta do céu e apontar o iPhone para o satélite (há uma animação que guia o usuário até encontrar a posição ideal). 

A mensagem, somente de texto, pode levar de 15 segundos até alguns minutos (dependendo do nível de obstrução do local) para ser enviada. Por isso, há um questionário que reduz a quantidade de texto necessária para ser enviada e pode ajudar a enviar a informação certa em um momento de necessidade.

Uma última funcionalidade é a possibilidade de compartilhar com amigos e família sua localização – via satélite – utilizando o aplicativo Buscar. O objetivo é que, em trilhas, maratonas ou acampamentos fora da área de cobertura, ainda seja possível compartilhar a localização com contatos escolhidos.

Conexão via satélite para emergências está disponível em toda a linha de iPhones 14, mas apenas nos EUA e Canadá. (Foto: Apple/Divulgação).

Bateria

A bateria do iPhone 14 promete uma hora a mais de duração do que o iPhone 13. O grande destaque fica com o iPhone 14 Plus que proporciona 6 horas a mais que o iPhone 14 – uma das durações de bateria mais longas da linha iPhone.

iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max

Design

Embora boa parte do design das laterais tenha se mantido, o iPhone 14 Pro e 14 Pro Max são os primeiros a contar com um novo sistema de câmera frontal e Touch ID. Antes, o notch – recorte frontal que acomodava os componentes de segurança e câmera frontal – criava uma área de obstrução maior na tela.

Agora, uma pílula recortada na tela é suficiente para a câmera e módulos do Face ID. No centro, entre a câmera e o sistema de segurança, uma pequena parte de tela possibilita posicionar os indicadores de privacidade (que se acendem quando a câmera e/ou microfone estão ativados).

Mas a Apple não parou por aí: com a nova pílula, desenvolveu uma área e uma forma completamente nova de interagir com o iPhone: a ilha dinâmica. No entorno do novo recorte na tela, animações super fluidas mostram diversos elementos do sistema: conexão de AirPods, música sendo tocada, ligação em curso, cronômetro, confirmação do Apple Pay – tudo isso além dos indicadores de privacidade.

a-nova-ilha-dinamica-faz-o-recorte-da-tela-desaparecer-e-se-tornar-uma-funcionalidade. (Foto: Apple/Divulgação).

Ou seja, a Apple novamente aproveitou seu controle sobre o software e hardware para entregar uma experiência inovadora que embaça os limites entre software e hardware – fazendo de uma possível obstrução na tela, uma funcionalidade diferenciadora.

Outra novidade no design são as câmeras traseiras, que tomam ainda mais espaço no aparelho. Também, há duas cores completamente inéditas nos modelos Pro: o roxo profundo e o preto espacial.

os-novos-iphones-14-pro-e-pro-max (Foto: Apple/Divulgação).

Processamento

Os modelos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max ganharam um novo chip: o A16 Bionic. O novo chip, produzido no avançado processo de 4 nanômetros, entrega performance ainda mais superior aos concorrentes (que nem chegaram a alcançar o chip da Apple do iPhone 11), ao mesmo tempo que aumenta a eficiência energética.

Tela

Além do novo recorte na tela, os iPhones 14 Pro e Pro Max trazem uma tecnologia de variabilidade de atualização ainda mais moderna que as do iPhone 13 Pro. 

Ainda capazes de atualizar a 120qps – ou seja as imagens podem ser atualizadas 120 vezes por segundo, tornando a navegação mais fluida –, agora o iPhone 14 e 14 Pro trazem a taxa de atualização mínima que era de 10qps no modelo anterior para 1qps. 

Essa nova tecnologia proporcionou a funcionalidade de tela sempre ativa consumindo menos bateria extra. Com a tela sempre ativa, o horário, papel de parede e widgets na tela bloqueada ficam visíveis a todo tempo.

os-modelos-pro-agora-contam-com-tela-sempre-ativa-gracas-a-uma-nova-tecnologia-da-tela. (Foto: Apple/Divulgação).

Câmera

A grande novidade na câmera dos iPhones 14 Pro é uma nova câmera principal: o sensor agora é de 48 megapixels (previamente era de 12mp). As fotos continuam sendo finalizadas como 12mp, mas os 48mp possibilitam capturar muito mais detalhes e condensar no tamanho antigo de 12mp. É possível utilizar o sensor de 48mp e produzir imagens de 48mp utilizando o modo ProRAW.

O sensor é 65% maior que o anterior, proporcionando mais abertura e fotos em ambientes escuros ainda melhores. Com o sensor de 48mp, há também uma nova distância focal na câmera, agora são 4: 0,5x, 1x, 2x e 3x. 

Segundo a empresa, as fotos com pouca iluminação ficaram 3x melhores na câmera Ultra Wide, 2x melhores na câmera principal, 2x melhores na câmera telefoto e 2x melhores na câmera frontal. 

Bateria

Com o processador mais eficiente e a tela que pode variar sua atualização ainda menos, o tempo de uso possível com uma carga aumentou: o iPhone 14 Pro e o Pro Max entregam 1h a mais de autonomia quando comparado ao iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max, respectivamente.

Apple Watch Series 8

Design

O design do Apple Watch Series 8 permaneceu inalterado. 

Novos sensores

Um novo sensor de temperatura está presente no Apple Watch Series 8. O sensor é utilizado para melhorar o rastreio de ciclos menstruais e prever a ovulação. Ainda, o sensor de temperatura é utilizado durante o sono para entender melhor os diferentes estágios de sono durante a noite.

Funcionalidade de segurança

Uma nova tecnologia é capaz de identificar acidentes de carro, automaticamente ligar para a emergência, enviar a localização e notificar seus contatos de emergência. O algoritmo é capaz de identificar o momento preciso do impacto e, potencialmente, salvar vidas.

novo-apple-watch-series-8-traz-novo-sensor-de-temperatura-e-colisao. (Foto: Apple/Divulgação).

Apple Watch SE 2

A nova geração do Apple Watch de entrada trouxe três grandes novidades: um novo chip, o S8 – mesmo chip dual-core presente no Apple Watch Series 8 e Ultra; o novo sensor capaz de detectar acidentes de carro; e um novo preço, US$ 249 – uma redução de US$ 30 em relação ao modelo anterior.

novo-apple-watch-se-mantem-design-mas-atualiza-processador. (Foto: Apple/Divulgação).

Apple Watch Ultra

A maior surpressa da linha de Apple Watches foi o Apple Watch Ultra. Um novo modelo, em uma categoria completamente nova. 

Design

O Ultra foi desenvolvido para esportes radicais e situações extremas, com visual mais rústico, tamanho maior e materiais mais resistentes. O Apple Watch Ultra é feito de titânio, conta com botões protuberantes para uso com luvas, a tela é completamente plana – e fica abaixo das bordas de titânio para reduzir o risco de danos.

apple-watch-ultra-uma-nova-categoria-de-smartwatches. (Foto: Apple/Divulgação).

Elementos exclusivos

Para merecer o nome Ultra, esse Apple Watch inclui muitas novidades, especialmente direcionadas para o público que pratica esportes radicais/extremos: um GPS mais preciso, capaz de se conectar a duas frequências; o dobro de autonomia da bateria (36h); uma tela maior e mais brilhante (49mm e 2000 nits); e um botão configurável, chamado de botão de ação.

Ainda, o Apple Watch Ultra conta com microfones direcionais – para facilitar a comunicação em ambientes extremos –, detector de profundidade e sensor de temperatura para água (para mergulhadores), uma sirene capaz de ser ouvida a 180m de distância e novas funcionalidades de bússola – incluindo uma capaz de mostrar como voltar pelo mesmo caminho e marcar pontos para retorno facilitado.

Novos extremos

O nome Ultra também representa a capacidade do Apple Watch de funcionar em situações extremas: agora, o Apple Watch pode operar em temperaturas entre -20º C e 55º C. Na água, agora pode ser utilizado em profundidade de até 100 metros, com certificação EN13319 e MIL-STD 810H – garantindo o funcionamento em altitudes maiores/menores, pressão, choque de temperatura, imersão, congelamento e situações extremas de choque/vibração.

o-apple-watch-ultra-vai-aos-extremos-mostra-profundidade-e-temperatura-da-agua. (Foto: Apple/Divulgação).

AirPods Pro 2

Depois de 3 anos, os AirPods Pro também ganharam uma nova versão, com muitas novidades.

Design

Os AirPods Pro de segunda geração continuaram com o mesmo design dos fones, mas incluem uma superfície sensível ao toque que possibilita controlar o volume do áudio. A case de carregamento também ganhou novidades. 

Agora, a case conta com alto-falante – para localizar mais facilmente –, um espaço para cordão, localização precisa com o chip U1 e carregamento sem-fio também compatível com o carregador do Apple Watch.

a-segunda-geracao-dos-airpods-pro-traz-muitas-novidades. (Foto: Apple/Divulgação).

Som

Os novos AirPods Pro também ganharam melhorias de áudio. O cancelamento de ruído está 2x mais potente, o áudio espacial agora é personalizado de acordo com o formato do ouvido de cada usuário, um novo microfone interno que faz com que a captação de som seja mais natural em chamadas e um novo driver e amplificador – melhorando a qualidade de som em qualquer volume.

Bateria

Os fones agora tem autonomia de até 6h com apenas uma carga, mesmo com o cancelamento de ruído ativado. Já a nova case de carregamento proporciona 30h de autonomia de uso, com cancelamento de ruído.

POR QUE IMPORTA?

Os movimentos da gigante de Cupertino sempre são acompanhados de perto pelo mercado. Geralmente, os lançamentos impactam todos os concorrentes: assim como aconteceu com a remoção da entrada de fones de ouvido, do carregador incluso na caixa e a interface para smartphones sem botões frontais.

A nova ilha ativa desenvolvida pela Apple tem potencial para ser implementada por outros fabricantes de smartphones – que já incluem recortes na tela, mas não aproveitam a área da mesma maneira que a gigante implementou. Os smartphones conectados a satélites também devem se tornar um diferencial e uma nova corrida pela implementação deve começar. Ainda, os modelos de smartwatches para esportes extremos devem virar tendência.

Além do impacto nos concorrentes, o iPhone e o Apple Watch são líderes em números quando comparados com outros modelos individuais. Embora algumas marcas vendam mais smartphones que a Apple, geralmente esse número é composto de dezenas de modelos diferentes. Agora é esperar para ver quanto tempo os concorrentes levarão para se igualar nas funcionalidades.

Se você quer ser sócio de empresas inovadoras, conheça a Captable, plataforma de investimento em startups da StartSe. Se quer ficar sabendo em primeira mão de novas oportunidades e entrar na Nova Economia em 2022, participe do grupo exclusivo do Telegram para avisos de novas captações! Se você quer captar conosco, saiba mais e se inscreva no nosso processo de seleção.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo