Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Empreendedorismo

Fintech Olivia faz sucesso com robô financeiro

A startup Olivia usa a tecnologia para ajudar os clientes no controle de suas finanças. Agora, a novidade mais recente é a aposta no Open Finance. Como? Customizando — por meio de IA — produtos e serviços de empresas do setor financeiro.

Fintech Olivia faz sucesso com robô financeiro

Olivia assistente financeira (Foto divulgação Olivia)

5 min

30 set 2021

Atualizado: 30 nov 2022

Por Sabrina Bezerra.

Em 2016, no Vale do Silício, nos Estados Unidos, a startup Olivia foi fundada pelos brasileiros Lucas Moraes e Cristiano Oliveira, e pelo indiano Atul Kalantri. A ideia? Oferecer uma assistente financeira — que usa inteligência artificial — para ajudar os clientes a controlar os gastos financeiros. 

Deu certo. 3 anos depois desembarcou no Brasil e chamou a atenção de investidores como XP, BR Startups e o ator Caio Castro. Recentemente, lançou o Bob, plataforma inteligente de Open Finance para o público b2b. E agora, a startup foi comprada pelo Nubank. Entenda como o modelo de negócio da fintech Olivia funciona:

OLIVIA ASSISTENTE FINANCEIRA: COMO FUNCIONA

A Olivia é uma assistente financeira que usa inteligência artificial para aprender os hábitos de consumo e, a partir disso, prever as próximas compras dos usuários. Ela também recomenda formas inteligentes de gastar o dinheiro — e libera cupons de descontos exclusivos. Para ter acesso ao serviço, é preciso autorizar o acesso aos dados de contas bancárias e cartões de crédito. As informações são criptografadas.

+ Moeda digital brasileira: saiba como vai funcionar

Olivia assistente financeira (Foto divulgação Olivia)

BOB PLATAFORMA INTELIGENTE DE OPEN FINANCE

Foi com a ambição de ser a maior startup de dados e inteligência financeira do Brasil, o Bob — plataforma inteligente de Open Finance — voltado para o público b2b surgiu. 

Por meio da análise de dados — usando o regulamento do Open Finance — ele ajuda os bancos, empresas e fintechs a customizar os produtos e os serviços de acordo com a necessidade de cada um.

“Com a API do Bob, além de se conectar com os principais bancos e fintechs do país, você pode agregar dados também de corretoras de investimento, cartões de benefícios, e outros cartões secundários. São cerca de 20 instituições que permitem um acesso mais integrado ao sistema financeiro aberto”, diz a empresa.

POR QUE IMPORTA?

As fintechs estão em polvorosa: foram campeãs em volume de investimentos no primeiro trimestre deste ano. A novidade da vez é que elas estão usando mais do que nunca a inteligência artificial para potencializar o negócio. A Olivia é uma delas.

A tecnologia usada pela startup mira dois setores. De um lado, o b2c — ajudando o usuário a economizar dinheiro. E faz sentido. Já que o número de endividados no Brasil alcançou em 2020 o maior patamar em 11 anos, segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Logo, quanto mais pessoas precisando de educação financeira, melhor para a Olivia.

Do outro, o foco no Open Finance, com o Bob — que permite que qualquer empresa financeira use a ferramenta para conhecer o comportamento de seus clientes. Neste primeiro momento, a conexão e agregação de contas serão oferecidos de forma gratuita. A lógica? Fisgar os potenciais futuros parceiros e marcar território em uma das mais recentes revoluções do mercado financeiro.

Cristiano Oliveira, um dos fundadores da Olivia, vai contar os segredos da inovação da startup no dia 18 de outubro, no SVWC, realizado pela StartSe. Neste mesmo dia, além de Oliveira, outros empreendedores e especialistas em fintechs vão trazer os principais insights sobre o setor. Faça a sua inscrição. Será online e gratuito.

Banner SVWC Fintech Day


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo