Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


O que significa Food Loss e Food Waste

No mundo, 931 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas. Saiba a relação dos conceitos com o desperdício de alimentos e como as empresas estão buscando inovar para reduzir esse impacto.

O que significa Food Loss e Food Waste

Agricultura, tablet, alimentos.jpg (Foto: Thomas Barwick via Getty Images)

, jornalista

5 min

10 mai 2021

Atualizado: 13 dez 2022

Por Sabrina Bezerra

931 milhões de toneladas. Essa é a quantidade de alimentos desperdiçados no mundo apenas em 2019. Dessas, 61% vieram de famílias, 26% de serviços de alimentação (escolas, hotéis, restaurantes) e 13% do varejo (supermercados). No Brasil, 60 quilos de alimentos são desperdiçados por pessoa. É o que aponta o Índice de Desperdício de Alimentos, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pela WRAP, organização britânica de resíduos. A pesquisa analisou as sobras alimentares nos pontos de venda, restaurantes e residências. 

O número é assustador e causa prejuízo ambiental, econômico e social. Para Inger Andersen, diretora executiva da Pnuma, “se a perda e o desperdício de alimentos fossem um país, seria a terceira maior fonte de emissão de gases de efeito estufa”. Segundo ela, “o desperdício de alimentos sobrecarrega os sistemas de gestão de resíduos, agrava a insegurança alimentar, tornando-se um dos principais contribuintes para as crises planetárias”, escreveu a especialista no relatório. 

Mas startups e grandes empresas afirmam que a tecnologia pode ajudar a reduzir o impacto (entenda no tópico ‘como evitar o desperdício de alimentos’).

COMO OCORRE O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

De um lado, milhões de toneladas de alimentos são descartadas; do outro 690 milhões de pessoas passaram fome em 2019, segundo a FAO. Mas por que tantos alimentos são desperdiçados em meio à alta da fome? A resposta pode estar nos conceitos: Food Loss e Food Waste. Veja abaixo:

O QUE É FOOD LOSS

O Food Loss envolve os alimentos que foram perdidos ao longo da cadeia alimentar (desde o campo até o armazenamento). As perdas acontecem por condições inapropriadas de clima e solo, armazenamento inadequado, durante o transporte, entre outros. 

O QUE É FOOD WASTE

O Food Waste trata-se de um desperdício ao final da cadeia alimentar. Nesta lista estão os alimentos com prazo de validade expirado e descarte dos itens desperdiçados dentro de casas e restaurantes.  

Vale lembrar: o Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo. No ano passado, o PIB do agronegócio brasileiro avançou — de forma recorde — 24,31%, de acordo com cálculos cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, realizados em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Com isso, atingiu quase R$ 2 trilhões em 2020. 

Melancia, alimentos, desperdício (Foto: Andrea Pistolesi via Getty Images)

COMO EVITAR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

De olho no problema, empresas buscam soluções. É o caso da startup Wasteless, que desenvolveu uma etiqueta inteligente para itens de supermercado. Funciona assim: a tecnologia de aprendizado de máquina reduz o valor do produto conforme se aproxima da data de validade. A startup disse que atualmente o método reduz 40% do desperdício de alimentos em supermercados e esse número deve aumentar para 80% nos próximos anos com o aprimoramento da tecnologia.

A X, empresa da Alphabet — holding controladora do Google —, criou o Projeto Delta, com o objetivo de lançar duas ferramentas para ajudar na causa. A primeira delas, trata-se de uma plataforma capaz de monitorar e direcionar ao local correto toda a etapa do Food Waste (entenda o conceito no tópico acima). A segunda identifica quais são os produtos mais descartados. Desta forma, restaurantes e supermercados poderão melhorar a gestão de compra.

A foodtech Feitosa Gourmet, fundada no Rio Grande do Sul, decidiu inovar e produzir barbecue, ketchup de banana e outros itens feitos a partir de frutas que seriam descartadas por produtores. 

Banner Food Loss Challenge Bayer

O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo