Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

O que há por trás do investimento em energia limpa das grandes empresas de tecnologia?

Descubra como as big techs estão garantindo o abastecimento energético para impulsionar o desenvolvimento da inteligência artificial, robótica e outras tecnologias disruptivas.

O que há por trás do investimento em energia limpa das grandes empresas de tecnologia?

Foto: Pexels

, Founder da StartSe

3 min

22 out 2024

Atualizado: 22 out 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Seu conteúdo em até 1 minuto* 

O sinal está mais forte!

A gente vem falando aqui sobre o "gargalo energético" que viveremos em breve, por conta do uso intenso de energia demandada por inteligência artificial, carros elétricos, novos datacenters e robôs.

O Google firmou um acordo com a Kairos Power para adquirir energia produzida a partir de novos e modernos reatores nucleares. É uma tentativa da companhia de ser autossuficiente em energia.

Essa nova iniciativa de geração de energia soma-se às plataformas de geração energética eólica e solar já implementadas pela empresa, numa tentativa de consumir apenas "energia limpa" até 2030.

As informações a respeito da produção de energia nuclear estão disponíveis no próprio site institucional do Google e detalham bem como será o processo de implantação e ampliação das usinas e novos reatores nucleares.

Contudo, não é só o Google que vai nessa direção. A Microsoft está direcionada a colocar em funcionamento uma antiga usina nuclear nos EUA e a Amazon já tem suas plantas de energia eólica e solar.

Ou seja, as big techs já viram o gargalo que se aproxima e estão antecipando o futuro. Sem energia não há desenvolvimento de IA, não é possível ampliar a capacidade de nuvem e nem dar o próximo passo na robótica.

Eles viram. A gente precisa ver também.
Perceber esse sinal pode ser uma grande oportunidade.
O oposto também é verdade. Ignorá-lo é um grade risco.

Leitura recomendada 

Quer aprender mais sobre as transformações do mercado?

Participe do Executive Program e conecte-se diretamente com Junior Borneli. Inspire-se com quem já faz a diferença! Garanta sua vaga agora!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!