Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


O que é live commerce, a nova aposta do Mercado Livre

A modalidade, que começou na China, tem movimentado bilhões de dólares nos últimos anos — e se tornou realidade em diversos países. Entenda!

O que é live commerce, a nova aposta do Mercado Livre

Logo do Mercado Livre durante a pandemia (foto: divulgação)

, jornalista

8 min

5 nov 2021

Atualizado: 16 jan 2023

Por Sabrina Bezerra

O Mercado Livre lançou o Mercado Livre Live. Trata-se de uma plataforma de live commerce em que todos os dias lives serão feitas dentro do aplicativo da empresa. O objetivo? oferecer uma nova experiência aos consumidores. 

Vai funcionar assim: as lives serão ministradas pelo time de criadores de conteúdo — que será formado por influenciadores, marcas, vendedores e colaboradores do Mercado Livre.

Por enquanto, o serviço está restrito apenas para 100 marcas. Mas a expectativa é liberar, em breve, para que qualquer pessoa possa vender seus produtos ao vivo usando a nova experiência de live streaming. 

“Com as lives, queremos democratizar o social commerce, fortalecendo nossa plataforma para que marcas, vendedores e criadores de conteúdo possam realizar transmissões ao vivo e vender produtos, contando seus benefícios, realizando reviews mais detalhadas e mostrando seu funcionamento ou uso. A plataforma representa o futuro do e-commerce. Iniciaremos essa estratégia no Brasil, por ser um mercado mais maduro em que as lives commerces têm maior penetração, e expandiremos para toda a América Latina”, diz em comunicado Tainá Saramago, gerente regional de live commerce do Mercado Livre.

“Trouxemos o futuro do e-commerce”, diz Tainá. Mas afinal, que tendência é essa? Entenda:

O QUE É LIVE COMMERCE

Trata-se de vendas feitas por meio de transmissões ao vivo feitas pela internet. Na prática, funciona assim: os criadores de conteúdo formadores de opinião mostram os produtos e interagem com o público via bate-papo interativo. Saiba mais aqui.

Live de vendas da gigante chinesa Pinduoduo (foto: divulgação)

POR QUE O LIVE COMMERCE É UMA TENDÊNCIA?

Segundo Daniel Arcoverde, co-fundador da Netshow.me, a modalidade tem o “poder de gerar ação em tempo real e conversão em vendas. Ou seja, trata-se de uma experiência de compra que aumenta muito a taxa de conversão", diz ele. 

E os números mostram: em 2019, o método já correspondia a 10% do varejo online da China (faturou US$ 63 bilhões). Isso significa que se a modalidade fosse um país, seria cinco vezes maior que o e-commerce brasileiro inteiro em 2019. E você pode aprender como usar essa técnica aqui.

Aprenda mais e fique por dentro dessa tendência com a nossa Formação Ecommerce Revolution e aprenda o modelo chinês que empresas como Magalu e Amazon estão se inspirando para dominar seus mercados.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo