Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Fit cultural: o que é e por que é importante para sua empresa?

Fit cultural é a sintonia entre os valores, crenças e comportamentos de uma pessoa e a cultura organizacional de uma empresa.

Fit cultural: o que é e por que é importante para sua empresa?

(Foto: kate_sept2004 via Getty Images)

, Redator

5 min

12 fev 2024

Atualizado: 12 fev 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Há algumas semanas, o termo “fit cultural” teve um aumento repentino nas buscas do Google. Isso porque, um caso de demissão por falta de fit cultural viralizou no TikTok.

Mas afinal, o que é fit cultural?

O fit cultural é a sintonia entre os valores, crenças e comportamentos de uma pessoa e a cultura organizacional de uma empresa. 

Mais do que apenas "se encaixar", o fit cultural busca encontrar profissionais que compartilham da mesma paixão, visão e propósito da organização, aumentando o engajamento, a produtividade e a retenção de talentos.

Por exemplo: “pense na empresa como sendo um quebra-cabeça, onde cada peça tem a sua função e tem que encaixar com as outras para formar uma imagem harmônica. Sempre que uma peça não se encaixa naquele desenho do todo, a gente pode dizer que aquela pessoa, no caso, não está aderente ao fit cultural”, explica Ana Carolina, head de educação e sócia na StartSe.


Por que o fit cultural é importante?

  • Maior engajamento e produtividade: quando os colaboradores se identificam com a cultura da empresa, sentem-se mais motivados e engajados em seu trabalho, o que se traduz em maior produtividade e melhores resultados.
     
  • Melhor retenção de talentos: profissionais que se sentem felizes e acolhidos no ambiente de trabalho tendem a permanecer por mais tempo na empresa, reduzindo custos com recrutamento e treinamento.
     
  • Melhoria no ambiente de trabalho: um ambiente com bom fit cultural é mais positivo, colaborativo e produtivo, beneficiando a todos os colaboradores.

Para você ter uma ideia, 90% dos 300 líderes entrevistados declararam ter algum nível de preocupação com a capacidade de suas empresas de reter colaboradores, e fit cultural é um deles, segundo um levantamento recente feito pela Robert Half.

Como avaliar o fit cultural?

Avaliar o fit cultural vai além de analisar o currículo ou as habilidades técnicas do candidato. É fundamental compreender os valores e a personalidade da pessoa e verificar se ela se alinha com a cultura da empresa.

Algumas ferramentas para avaliar o fit cultural:

  • Análise de currículo e carta de apresentação: busque por exemplos que demonstrem valores e comportamentos compatíveis com a cultura da empresa.
     
  • Dinâmicas de grupo: crie atividades que permitam observar como os candidatos interagem e se relacionam com os demais.
     
  • Teste de perfil: utilize ferramentas que avaliem a personalidade e os valores do candidato.
     
  • Entrevista: faça perguntas que explorem os valores, as motivações e as expectativas do candidato.

Dicas para construir um ambiente com bom fit cultural:

“O primeiro passo para construir uma cultura organizacional é entender quem é o seu negócio. Para isso, é preciso catalogar e diagnosticar os pontos: missão e visão; valores; meios e medidas. Ao defini-los, o importante é identificar realmente quem é a empresa, para que a missão e visão não acabem sendo apenas um quadro bonito na parede”, aconselha a consultoria Robert Half.

Por que importa?

Ao investir em um bom fit cultural, as empresas podem construir um ambiente de trabalho mais positivo, produtivo e com alta retenção de talentos.

*Trechos deste conteúdo foi escrito com o Gemini e revisado por nossa equipe de conteúdo

Convite para você
Participe do RH Leadership Xperience 2024. O encontro reúne as maiores lideranças em gestão de pessoas para promover reflexões sobre os temas mais relevantes e compartilhar as mais recentes inovações e tendências do setor. Saiba mais!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!