Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

"O que devo considerar na hora de escolher um sócio?"

Pedro Englert, sócio e responsável pelo produto equity e partnership da StartSe, traz dicas para você encontrar o sócio ideal para impulsionar o crescimento do seu negócio.

"O que devo considerar na hora de escolher um sócio?"

empreendedorismo e plano de negócios

, jornalista

4 min

12 fev 2024

Atualizado: 13 fev 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Ter ou não ter sócios? Essa e outras perguntas foram respondidas por Pedro Englert, sócio e responsável pelo produto equity e partnership da StartSe. Confira:

É melhor empreender sozinho ou ter sócios?

No início de um negócio, os recursos são limitados. Você precisa ter os ingredientes iniciais básicos para validar a hipótese. “Neste momento, você é meio zagueiro, atacante e goleiro; mas a graça de uma empresa que cresce, é a gente poder especializar as funções”, diz Englert.

“Então, eu diria que, no início, é o que eu consigo fazer o máximo possível com o menor número de pessoas possíveis, mas à medida que a empresa cresce, eu tenho que trazer os recursos para ir especializando”, completa.


Como identificar a hora certa para ter um sócio?

Por exemplo, imagine que você tem uma empresa só sua e está fazendo tudo sozinho. Você está trabalhando muito, mas chegou ao seu limite. Você não consegue fazer mais do que já está fazendo. Nesse cenário, você faz 100 sozinho.

Então, você conhece alguém, que tem uma habilidade que você não tem. Essa pessoa é muito talentosa em algo que você precisa para a sua empresa.

Se você trouxer ela como sócia, e oferecer 20% da empresa, você pode ter uma empresa que vale 200. “E aí, os seus 100 agora valem 160. E ela tem 40 daquele negócio que a gente criou junto. E ela está como sócia, comprometida, alinhada, preocupada no risco, no benefício. Então, a sua força cresceu”, explica.

Por que importa?


Englert diz que é importante a colaboração e a parceria para o sucesso. Ele argumenta que é muito difícil alcançar grandes feitos sozinho. Para ir longe, é necessário buscar o apoio e a expertise de outras pessoas.

Thumbnail do vídeo

Leitura recomendada

Agora, construa uma empresa forte, engajada e de alto crescimento com os incentivos certos de dentro para fora. Veja aqui a única imersão de negócios que vai ensinar empreendedores a construir os principais pilares em gestão, engajamento e remuneração para alta performance do Brasil. Saiba mais!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!