Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

“O Google está nervoso agora, e a Microsoft, muito feliz”, diz cofundador do YouTube sobre Inteligência Artificial

Steve Chen analisa a disputa na corrida pela Inteligência Artificial entre OpenAI e Google. Confira a análise do cofundador do YouTube!

“O Google está nervoso agora, e a Microsoft, muito feliz”, diz cofundador do YouTube sobre Inteligência Artificial

Steve Chen, co-fundador do YouTube (Foto: divulgação Biban 2023)

, jornalista

5 min

9 mai 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A OpenAI, criadora do ChatGPT, assistente virtual inteligente no formato chatbot, foi capaz de demonstrar pela primeira vez o que é possível fazer com a Inteligência Artificial de forma rápida mesmo sem muito investimento.

“Quer dizer, houve investimento mais recentemente [US$ 10 bilhões feito pelo Microsoft], mas é exponencialmente maior do que havia antes”, disse Steve Chen, cofundador do YouTube, à StartSe durante o Fórum Biban 2023, realizado na Arábia Saudita, em que a StartSe, única mídia brasileira presente, fez a cobertura.

Diante de tanta movimentação no mercado de Inteligência Artificial na internet, perguntamos para Chen quais são as análises dele em relação ao assunto. Confira:


Steve Chen durante o Fórum Biban 2023, realizado na Arábia Saudita (Foto: divulgação Biban)

Qual é a sua opinião na batalha Google x OpenAI?

Steve Chen: Mais de 100 milhões de pessoas adotaram [o ChatGPT] em um curto espaço de tempo e a Microsoft investiu bilhões de dólares no negócio. Com base nisso, vejo que o Google está com medo ― o que mostra que algo [valioso] está lá. Acho que é um período muito emocionante ver o que realmente está acontecendo nesse mercado.

Como assim? 

Steve Chen: Alguns anos atrás as pessoas disseram, ‘oh, ele [o Google] vai assumir as coisas’. E [batalhas como essa], eu acho que impulsiona [o negócio a avançar em novas tecnologias]. Mas eu acho isso: o Google está nervoso agora, e a Microsoft está muito feliz. 

Acho que veremos, de agora em diante, muitos chatbots. O que é incrível para pessoas de todas as idades ao redor do mundo. Afinal, qualquer um pode usá-lo: eu, dos meus filhos aos meus pais. E, além disso, as pessoas estão buscando novas indústrias para poder aplicar essa tecnologia.

E como a Nova Economia deve se adaptar à Inteligência Artificial?

Steve Chen: As pessoas encontrarão, cada vez mais, maneiras mais inovadoras de incorporar Inteligência Artificial nas startups e nas indústrias. E isso vai mudar completamente a maneira como nós [vivemos].

Por que importa?

A Inteligência Artificial tornou-se uma inovação importante para as empresas dos mais diversos portes. Isso porque, por meio dela, além de otimizar o tempo da equipe, auxilia na tomada de decisões estratégicas. Além disso, a IA pode ser utilizada para melhorar a experiência do cliente, desenvolver produtos e serviços personalizados e automatizar tarefas. Caso você queira entender um pouco mais sobre o assunto, conheça essas ferramentas gratuitas de Inteligência Artificial

*Jornalista viajou para a Arábia Saudita a convite do Fórum Biban

LEITURA RECOMENDADA

Acesse o app da StartSe e confira conteúdos exclusivos. Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!