Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


NRF destaca sustentabilidade e Geração Z; saiba como o varejo pode se preparar

Em meio a um cenário incerto, o varejo vive a busca por saídas e apostas mais certeiras. Confira o que a NRF 2023 traz sobre o assunto

NRF destaca sustentabilidade e Geração Z; saiba como o varejo pode se preparar

, Jornalista

4 min

18 jan 2023

Atualizado: 18 jan 2023

A National Retail Federation (NRF) de 2023, uma das mais aguardadas, trouxe um olhar para lojas físicas voltadas à experiência, o uso de dados para cuidar do consumidor e sustentabilidade. 

Durante 3 dias, Nova York foi palco das principais tendências do varejo, que devem impactar o Brasil ainda este ano. O foco na gestão integrada veio de todos os lados, abordado consistência, coerência entre promessa e entrega, relevância e recorrência.

Principais tendências globais de consumo para varejistas em 2023


Michelle Evans, Líder Global de Insights de Varejo e Consumidores Digitais na Euromonitor International, trouxe uma das falas mais badaladas do evento, ecoando muitos insights trazidos ao longo das palestras. 

  • Automação autêntica (authentic automation): para a especialista, a tecnologia é importante e tem muitos potenciais para impulsionas os negócios, mas as pessoas querem "human touch", conexões emocionais com as marcas.

“As empresas precisam adotar a Automação Autêntica para fortalecer a jornada de compra ou vai arriscar o desgaste do cliente.”

“Quando gastar versus quando economizar - esse é o dilema. Inflação e alta de preços prejudicam poder de compra. Agora, os consumidores são metódicos com o dinheiro deles.”

  • Eco Economic: Mas economizar também pode significar ser mais sustentável.

“As organizações estão se esforçando para ajudar os consumidores eco econômicos (sustentáveis) a salvar seu dinheiro e o planeta.”

Jovens da Geração Z (foto: Anna Shvets/Pexels)

  • Revivendo a rotina (Revived routines): as pessoas estão sedentas pelo retorno às suas vidas, mesmo com as incertezas pela frente. O papel dos produtos e serviços é aumentar a confiança.

“As empresas precisam trazer diversão, reengajar os consumidores e ajudá-los a atingir um senso de normalidade.”

  • Jovem e disruptivo (Young and Disrupted): à medida que a geração z conquista sua independência financeira, também busca marcas que compartilhem os mesmos valores e princípios. Conteúdo real e relevante chama a atenção deles.

“As marcas precisam de um curso intensivo sobre esses formadores de opinião e profissionais emergentes para estar em sintonia com suas expectativas.”

Por que importa?

A NRF é hoje o principal evento do varejo do mundo e teve uma edição histórica em 2023 por trazer o mar de transformações que a pandemia trouxe. Agora, em um contexto ainda incerto, o desafio é manter a operação conectada às demandas da Nova Economia, como tecnologia e sustentabilidade, equalizando a frequência para gerações completamente diferentes que estão demandando experiências distintas do varejo. 

Charles Omoregie, líder de produtos no Google, disse em publicação no LinkedIn que “os varejistas devem se preparar para um novo desafio à medida que a geração Z passa o bastão para a geração A. Diferentemente das gerações anteriores, a geração A é difícil de ser definida e compreendida. Sua visão do mundo é uma mistura única de físico e digital, local e global, e comercial e social.”

 

 

O PRÓXIMO GRANDE EVENTO INTERNACIONAL

A Edição 2023 da New Retail Federation (NRF) chegou ao fim. O próximo passo agora é conectar o seu negócio, a sua ideia, o seu time ou a sua empresa ao que há de mais inovador e disruptivo no mundo, no SXSW 2023, que acontecerá em Austin, no Texas (EUA), de 10 a 19 de março de 2023.

A StartSe preparou uma curadoria e experiência única para acompanhar empresários e líderes no SXSW. Ainda restam QUATRO vagas extras, que devem esgotar rapidamente (verifique disponibilidade clicando aqui).

O SXSW dispensa argumentos. É o maior evento de tecnologia e inovação do mundo e essa edição, pelo tamanho, relevância e conteúdo, já é uma edição histórica.

Estar com a StartSe por lá significa que você vai otimizar o seu tempo sendo direcionado para o painel, palestra ou conteúdo que tenha total aderência ao seu negócio.

Além da experiência de curadoria no SXSW você ganha alguns bônus que só quem estará com a StartSe pode ter acesso: 20 horas de conteúdo exclusivo StartSe, visitas a empresas e agentes de ecossistema local, sessões de discussão mediadas pelo time StartSe e experts que acompanharão o grupo.

Se você tem interesse em estar ao lado de quem vive o mercado local, no SXSW, basta clicar aqui para ter mais detalhes e garantir as últimas vagas.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo