Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Inovação

5 mudanças da Meta para manter o Instagram competitivo

De olho na concorrência, o Instagram tem adaptado a plataforma e essas mudanças vão chegar em breve, mudando a estratégia das empresas

5 mudanças da Meta para manter o Instagram competitivo

8 min

7 jun 2022

Atualizado: 16 nov 2022

É, não anda fácil para ninguém, nem mesmo para o Instagram. Depois do sucesso que o TikTok alcançou, a rede segue tentando se reinventar, criando caminhos para se manter relevante diante dos novos hábitos de consumo, de entretenimento e até de busca de emprego -- sim, já tem gente contratando pela rede social de dancinha e tem rede social brasileira se apropriando do movimento para gerar um mercado de contratação a partir de vídeos de 30 segundos

Claro, todas essas mudanças impactam o Instagram, que está correndo para atualizar seu modelo de negócio, e as estratégias das empresas que utilizam a plataforma. E mesmo que nem todas atualizações estejam disponíveis no Brasil, logo vão chegar e balançar tudo -- melhor ficar por dentro, não acha?

PAGANDO INFLUENCERS

Agora é possível apoiar os influenciadores e produtores de conteúdo. Com o botão “Assinar”, é possível incluir, por exemplo, acesso a Stories e transmissões ao vivo fechadas, além de um selo indicando que você é assinante. Mas, por enquanto, só está disponível nos EUA. 

O objetivo é criar um ecossistema mais sustentável de produção de conteúdo, criando redes entre seguidores, influenciadores e quem patrocina o conteúdo. Essa modalidade, inclusive, já existia de forma autônoma e informal entre os influenciadores e agora a plataforma se ajustou conforme o comportamento dos usuários. 

OBTER COTAÇÃO

O Instagram está testando um novo botão “Obter cotação” com empresas selecionadas no aplicativo. O novo botão permite que os usuários configurem perguntas personalizadas para fazer aos clientes antes de iniciar uma conversa. Depois que os clientes preencherem o questionário, eles poderão solicitar rapidamente uma cotação de uma empresa sobre um produto ou serviço. 

MODERAÇÃO DE LIVE

Quem não aproveitou o hype das lives na pandemia, hein? Agora, para tornar a experiência mais profissional e organizada, um novo recurso do Instagram permite que o apresentador nomeie um moderador para a Live. O moderador poderá denunciar comentários, remover espectadores do stream e desativar comentários para um espectador específico. Esse novo recurso ajudará o Instagram a se equiparar ao YouTube e o Twitch, evitando também trolls e comentários desagradáveis que podem impactar na experiência do ao vivo. 

+ Live commerce: por que você deve aderir?

NOVO FEED

O Instagram fez uma grande atualização de como todas as postagens, vídeos ou imagens aparecem no feed principal. Todas as postagens são exibidas em um formato vertical de tela cheia com esta nova atualização. A mudança afeta o formato quadrado das fotos, pois agora elas mostram um fundo mesclado que corresponde à cor da imagem.

Além disso, o CEO do Instagram anunciou que está testando uma nova experiência de imersão no feed principal da página  inicial  do aplicativo Instagram. Isso significa que o vídeo se tornará uma parte maior do feed e ocupará um espaço maior. 

O objetivo dessas mudanças no feed é saber como as pessoas preferem interagir no celular e se esse formato 9:16 é comprovadamente melhor para uma experiência mobile-first. Será que a inspiração foi o feed do TikTok? 

NFTs

O Instagram acaba de lançar uma nova funcionalidade para criadores e colecionadores de NFT compartilharem suas NFTs no Instagram. Este é um grande passo no desenvolvimento da economia criadora. Por quê? Bem, está estimulando diretamente os criadores a ganhar dinheiro com seu trabalho. 

Agora existem diferentes opções de monetização do Instagram , mas um nicho muito interessante é a comunidade NFT e os colecionadores ou criadores desses tokens digitais exclusivos. Para se tornar parte da comunidade NFT, o Instagram anunciou uma maneira simples de as pessoas compartilharem NFTs que compraram – em Stories, mensagens ou Feed.

+ Instagram e Twitter agora aceitam NFT: entenda como vai funcionar

POR QUE IMPORTA?

O Instagram está desenvolvendo novos recursos e funcionalidades para lidar com os principais problemas do negócio e ainda apoiar os usuários com seus negócios. 

Até porque, de acordo com a Meta, as preferências das pessoas sobre como elas se comunicam com as empresas estão evoluindo, buscando se comunicar com as empresas da mesma forma que enviam mensagens com amigos e familiares, e é por isso que o objetivo é facilitar para as empresas iniciarem conversas com esses novos recursos.

Banner newsletter StartSe


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo