Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


11 dicas de como vender mais pelo Instagram

Conheça as principais estratégias para destacar o seu negócio na rede social.

11 dicas de como vender mais pelo Instagram

Instagram (Foto: Pexels)

, jornalista

13 min

23 abr 2021

Atualizado: 4 jan 2023

Por Sabrina Bezerra

Quando o Instagram foi fundado, em 2010, por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, nada levava a crer que a rede social seria uma explosão no mundo do empreendedorismo. Embora o aplicativo estivesse entre os mais baixados, o foco estava no compartilhamento de fotos e vídeos de pessoas físicas. Seria ali a revolução do Tumblr, plataforma de blogging, com uma mistura de Facebook e Orkut (ops, alguém lembra do Orkut?). 

O sucesso foi tanto que, em 2012, o Facebook comprou o promissor aplicativo por US$ 1 bilhão. Ali, já era notável: micro, pequenas, médias e grandes empresas usavam a rede social como uma espécie de vitrine de vendas. Claro que a gigante das redes sociais notou o nicho e lançou em 2016 — dentro da plataforma — o Instagram for Business (ou Instagram para negócios, em português). 

Com a modalidade, os analistas, influenciadores digitais e empreendedores tiveram acesso às métricas do perfil e a opção de pagar por impulsionamento de anúncios. Foi um sucesso: em 2019, a rede social contava com cerca de 25 milhões de perfis corporativos em todo o mundo. E se você faz parte desse grupo ou se quer fazer, confira as dicas para aumentar as vendas por meio da plataforma

Instagram (Foto: Unsplash)

AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS PARA DESTACAR O SEU NEGÓCIO NO INSTAGRAM 


1. Ative o perfil comercial
Configure a conta comercial (é gratuita). Para isso, basta clicar em configurações (rolar a tela para baixo), depois em mudar para conta profissional, escolher o segmento da marca e pronto. Conta business criada. 

2. Escreva a mini bio
As pessoas precisam saber o que a sua empresa faz. Use o campo de mini biografia para incluir um pequeno texto sobre a sua marca.

3. Crie um contexto no grid
O grid é a vitrine de sua página no Instagram. É neste campo que ficam todas as fotos postadas. E por isso, vale ter atenção redobrada: “[as imagens] precisam ter um contexto”, diz Mylena Gama, head de comunicação e marca da Nuvemshop. E não estamos falando em seguir um padrão de cor. “E sim contar uma história”, diz Paulo Crepaldi, especialista em neuromarketing. Por exemplo: se os produtos vendidos são artigos para praia, vale criar uma sequência de fotos contando a jornada de uma pessoa indo à praia. “Uma imagem pode ser a pessoa caminhando com o chinelo na mão, outra ela chegando à praia, etc”, afirma Paulo. 

4. Tire fotos de qualidade e use a criatividade
A vitrine do perfil de sua empresa no Instagram deve captar a atenção do internauta. Por isso, deve ser elegante. Como fazer isso? Com uma comunicação visual (e escrita - veja o tópico abaixo). Você precisa tirar fotos de boa qualidade. “Nunca contra a luz e use um fundo que seja bonito”, diz Mylena. Você pode usar a criatividade: a cartolina branca (ou colorida – a depender da identidade visual de sua marca), por exemplo, pode ser uma opção (barata) de fundo de imagem.

5. Legenda de fotos
Faça a legenda de suas fotos de forma objetiva. Nada de texto muito longo. “Lembre-se de que texto também tem qualidade. Veja se a ortografia está correta antes de publicá-lo”, afirma Mylena. E use hashtags com os temas principais de seu produto. Exemplo: se a sua loja é de vela artesanal, use as que mais têm sentido. Exemplo: #velaartesanal. Mas sempre com palavras-chaves de seu segmento, para não atrapalhar a jornada do usuário.

6. Faça Stories
O Stories — função que permite a gravação de fotos e vídeos rápidos que ficam no ar por apenas 24 horas — deve ser usado e abusado. Segundo o Instagram, "a funcionalidade aproxima a marca do consumidor". E para manter o público interessado, vale usar algumas ferramentas disponíveis no Stories, como: figurinhas, música, enquete e testes. Se você gravar vídeo, faça legendas em texto também. “Tem as melhores performances quem grava o vídeo e escreve a mensagem de texto”, diz Paulo.

Empreendedorismo, foto, loja virtual, e-commerce.jpg (Foto: svetikd via Getty Images)

7. Use o Instagram Shopping
O Instagram Shopping trata-se de um recurso ao qual permite que as marcas coloquem etiqueta de preço na foto. Desta forma, ao clicar no ícone, o usuário é direcionado à página do produto no site da empresa. Para essa função, é preciso que a marca venda itens físicos; concorde com a política comercial da rede social; e tenha a função conta comercial (tópico 1) habilitada. Para ativar, “você vai precisar fazer o upload do seu catálogo de produtos antes de começar a marcá-los nas publicações”, diz o Instagram. Feito isso, você poderá marcar as etiquetas em fotos, vídeos e Reels (veja o item 9).

8. Cria a Loja no Instagram
Diferente do Instagram Shopping — que permite a inclusão de tags de preço nas imagens —, o recurso Lojas no Instagram é uma vitrines de sua marca dentro da plataforma. “Nela, dá não só para colocar fotos dos seus produtos, mas também criar Coleções – seções com uma seleção de produtos”, diz a rede social.

9. Compartilhe os momentos do seu negócio por Reels
O Reels são vídeos curtos (similar aos do TikTok). Você pode usá-lo mostrando como o item é feito, embalado e enviado. Ou, fazer uma sequência de fotos do mesmo produto, mas com cores diferentes.

10. Faça transmissões ao vivo
Já falamos neste artigo a importância das vendas ao vivo. Aproveite essa funcionalidade do Instagram para interagir com o público. E “se é a sua primeira vez fazendo uma transmissão ao vivo, não se frustre se poucas pessoas participarem. O ideal é experimentar entrar ao vivo em momentos diferentes do dia e da semana para entender a preferência da audiência”, aconselha o Instagram. Uma dica para ter um alcance maior, é convidar outras pessoas para a live. Pode ser clientes, funcionários ou parceiro de vendas. Quando acabar a transmissão, salve e poste no IGTV — função de vídeo longos da plataforma.

11. Estimule a interação
O marketing de indicação tem marcado território nos últimos anos. Segundo uma pesquisa publicada na Harvard Business Review, as pessoas que compram por indicação geram 16% a mais de lucro para as empresas. Portanto, quanto mais as pessoas indicarem a sua loja no perfil delas, maior o potencial de fisgar novos clientes. “Convide-os a publicar sobre o produto favorito deles, escolha os que se destacarem e poste em sua conta – no Feed ou como stories – usando as etiquetas do Shopping”, aconselha o Instagram. Você também pode oferecer cupom de desconto para quem indicar o seu perfil. Que tal?

A Caixa Preta das Lives Milionárias


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo