Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Como o marketing de afiliados pode alavancar a sua empresa

Saiba o que é, como funciona e como se dar bem com o marketing de afiliados.

Como o marketing de afiliados pode alavancar a sua empresa

Mulher em computador com loja e-commerce (foto: S O C I A L . C U T/Unsplash)

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Erica Queiroz

Você sabe o que é o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é o processo pelo qual um afiliado a uma empresa ou pessoa ganha uma comissão ao fazer o marketing dessa empresa (ou de um produto/serviço) ou pessoa.

O afiliado – que pode até mesmo ser uma outra empresa – divulga um produto, por exemplo, e, toda vez que uma venda for realizada, ele ganha uma comissão sobre ela.

O marketing de afiliados é excelente para startups ou empresas pequenas que querem crescer rapidamente, pois não engloba riscos e nem grandes gastos com marketing.

Afinal, outras pessoas ou empresas irão vender para você e você só vai pagar comissão quando a venda tiver sido concluída. Portanto, salvo pouquíssimos gastos iniciais, você só gasta após ganhar!

Por isso, se você souber usar bem o marketing de afiliados, ele pode beneficiar enormemente a sua empresa. Porque, além de aumentar o tráfego do seu site, ele também trará clientes para o seu negócio – e de forma rápida!

COMO FUNCIONA O MARKETING DE AFILIADOS

Há 3 partes envolvidas no processo:

  • O s vendedores ou criadores de produtos ou serviços, que possuem aquilo que será vendido.
  • O afiliado, que pode ser uma pessoa ou uma empresa, que vai promover o produto ou serviço oferecido no item acima, ganhando uma comissão pela venda.
  • O consumidor, que é quem compra o produto ou serviço ofertado.

O processo funciona da seguinte forma: o afiliado adiciona, ao seu site ou rede social, um link para o produto ou serviço cuja venda irá intermediar. O cliente em potencial clica nesse link e é direcionado ao site da empresa onde poderá fazer a aquisição da oferta. Se ele efetuar a compra, o programa de afiliados faz um registro da mesma e, quando a transação for aprovada, a empresa receberá o pagamento e o afiliado, por sua vez, a sua comissão. 

Com você pode ver, o processo é muito simples e pode ser extremamente rentável. 

Mas, para a sua empresa se dar bem com o marketing de afiliados, é preciso escolher corretamente os afiliados com que irá trabalhar.

Por isso, é muito importante que o afiliado tenha boa audiência e que ela seja aderente aos produtos e serviços que vai intermediar. E que ele se comunique com o público por meio da linguagem utilizada por esse público (mais jovem, mais descolada, mais formal...).

Se for usar influenciadores em redes sociais, por exemplo, pesquise os mais confiáveis do mercado e analise os seus dados. Afinal, muita gente tem seguidores nas redes sociais, mas que não são engajados. E aí o resultado será pífio.

COMO FUNCIONA O PAGAMENTO DO AFILIADO

Feed Instagram, celular (Foto: Unsplash)

O afiliado pode ser pago de várias formas, como, por exemplo:

  • Por venda (porcentagem da venda realizada).
  • Por lead (as pessoas vão até o site da empresa e performam uma ação predefinida - preencher um formulário, testar um produto, fazer um download de software…).
  • Por clique (para levar clientes em potencial ao site da empresa e aumentar o seu tráfego).

Desse modo, você deve avaliar qual a melhor forma para trabalhar o seu negócio.

Se for um negócio de altíssimo luxo, por exemplo, como um apartamento de milhões de reais, é melhor pagar por lead qualificado.

Se for um produto baratinho, você pode pagar por clique (que gera brand awareness) ou venda.

5 VANTAGENS DO MARKETING DE AFILIADOS

e-commerce, loja virtual, embalagem (Foto: atomicstudio via Getty Images)

1. Gasto quase nulo

Além de alguns possíveis gastos para investir na plataforma de afiliação e o tempo investido para buscar os afiliados que tenham maior aderência ao seu negócio, o gasto em marketing é quase nulo.

E, como a maioria dos casos será de vendas pela internet, você também não tem o custo da loja física.

2. Aquisição de leads e clientes

Essa parte é uma das mais difíceis do negócio. E a que leva mais tempo e esforço.

Com o marketing de afiliados, você consegue relativamente rápido aumentar a sua base de leads e clientes. E o melhor: são leads quentes, que têm tudo a ver com o seu negócio!

Portanto, maiores as chances de sucesso!

3. Geração de prova social

A prova social é um dos 6 gatilhos mentais listados por Robert Cialdini, em seu livro "As armas da persuasão".

Colocando em simples palavras, a prova social refere-se ao fato de querermos fazer o que os outros fazem. Então, se um influenciador diz que usa algo ou que esse algo é muito bom, os seus seguidores vão querer usá-lo também.

Como o marketing de afiliados trabalha também com conteúdo gerado pelo usuário, você tem mais chances de vender o seu produto ou serviço, pois ele já está validado, aprovado por alguém "importante".

4. Retornos rápidos

Devido ao bom relacionamento do afiliado com a audiência, as vendas podem começar a ser realizadas de imediato (dependendo do valor do produto ou serviço, claro!) e os ganhos também são quase imediatos. 

Mas também tem que considerar a programação de pagamentos efetuados pela plataforma utilizada. Algumas delas exigem o atingimento de um valor mínimo para liberar os pagamentos.

5. Crescimento rápido da empresa

Com todo o tráfego e propaganda gerados em torno do seu negócio, ele terá grandes chances de expandir rapidamente!

E a melhor notícia: não há limites de ganhos.

Com o tempo, você ainda pode buscar outros afiliados, para outros produtos ou serviços ou outros nichos de atuação do seu negócio.

E então, depois de ler todas essas vantagens, o que você está esperando para implementar um programa de afiliados na sua empresa hoje mesmo?

Acelere o resultado de suas vendas e marketing com a metodologia de crescimento de negócios mais usada pelas empresas do Vale do Silício. Conheça o Growth Program e domine conceitos avançados de como Atrair, Engajar, Converter e Fidelizar Clientes B2C ou B2B.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!