Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Por que o IPO da Porsche foi um sucesso?

A empresa fez uma das maiores ofertas de todos os tempos da Europa!

Por que o IPO da Porsche foi um sucesso?

Fotostand/Getlhot picture alliance

, Produção de Conteúdo

7 min

6 set 2022

Atualizado: 4 jan 2023

A oferta pública inicial de ações da alemã Porsche superou as expectativas e movimentou o mercado em um ano fraco para o ingresso de empresas nas bolsas mundiais!  

As ações da empresa passaram a ser listadas a partir desta quinta-feira (28) na bolsa de Frankfurt, com um valor de mercado superior a 75 bilhões de euros - e foi uma das maiores ofertas de todos os tempos da Europa!

Como parte do acordo, a Volkswagen e a Porsche irão encerrar um acordo que transfere perdas e lucros para a controladora até o final deste ano, substituindo-o por um novo acordo de parceria. 

Apesar de a Porsche ser 100% propriedade da Volks, e agora abrir o capital a público, a empresa ainda será controlada pela família Porsche e Piëch, uma vez que a Porsche SE (sociedade gestora das participações sociais da Porsche) controla 31,4% das ações da Volkswagen, e 53,3% de seus direitos de voto, e irá adquirir mais 25% das ações da Porsche AG na bolsa de Frankfurt.

Em nota, Oliver Blume, CEO e porta-voz da montadora de carros esportivos e de luxo, constatou: “Este é um momento histórico para a Porsche. Acreditamos que um IPO irá abrir um novo capítulo para nós com maior independência como um dos fabricantes de carros esportivos mais bem-sucedidos do mundo. Isso irá fortalecer nossa capacidade de executar ainda mais nossa estratégia.”

Foto: Getty Images

POR QUE IMPORTA?

A Volkswagen é a maior montadora da Europa e uma das principais do mundo, tendo em seu grupo a Porsche, atualmente avaliada em 85 bilhões de euros, e que agora está atraindo mais investidores depois da notícia da IPO. 

A Porsche parece estar caminhando para dominar outro mercado no continente europeu: a venda de carros elétricos. Em 2021, pelo menos 40% da frota fabricada e vendida era de carros total ou parcialmente elétricos, segundo Oliver Blume. Em março deste ano, Blume reafirmou o plano de ter 80% dos veículos elétricos até 2030. 

A empresa vem se mostrando séria na preocupação com ESG desde que convocou mais de 1.300 de seus fornecedores diretos no ano passado, para usarem somente energias renováveis na fabricação de peças de seus carros, além de ter se comprometido a reduzir a emissão de CO2  após construir fábrica que desenvolve a eFuel, gasolina sintética que diminui em até 90% a emissão de poluentes comparada à gasolina tradicional. 

Observa-se um crescente movimento de empresas multibilionárias que estão cada vez mais presentes e alinhadas com a sustentabilidade, pensando em propósitos ambientais e humanitários cada vez mais fortes - e isso, consequentemente, atrai mais investimentos e lucro.


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo