A atualização ficou a cara do rival da Microsoft. Entenda a mudança
(Foto: Chesnot / Colaborador via Getty Images)
, jornalista
3 min
•
7 fev 2022
•
Atualizado: 8 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
O Google vai reformular o visual do Gmail. O novo layout, que parece com o Microsoft Outlook, será liberado de forma gradual a partir de 8 de fevereiro. O objetivo é que usuários possam acessar rapidamente ferramentas como Google Chat, Meet e Spaces. A atualização estará disponível em algumas contas do Workspace — pacote do Google para empresas.
O novo layout permite que usuários acessem as ferramentas no Gmail sem precisar mudar de guia ou abrir uma nova aba no navegador. Isso porque os recursos vão ganhar tela própria no Gmail — que poderão ser acessadas no canto esquerdo da tela.
Além disso, “nos próximos meses, você também verá resultados de e-mail e bate-papo ao usar a barra de pesquisa, facilitando a localização do que você precisa, eliminando a necessidade de pesquisar em um produto específico”, diz a empresa em comunicado.
A sacada do Google, neste caso, é oferecer recursos que possam ajudar a melhorar o foco dos usuários e otimizar o tempo — dois pontos importantíssimos da nova economia. E a empresa deixou claro: “esperamos que esta nova experiência ajude você a focar e fazer as tarefas mais rápido”, conta.
Primeiro, o novo visual será liberado em forma de teste de forma gradual. Neste caso, as pessoas podem optar por usá-lo ou não. Em abril, todos os usuários elegíveis terão acesso. Depois, no final do segundo trimestre, o novo layout do Gmail será padrão sem opção de voltar ao visual antigo.
Segundo a empresa, estará disponível para o Google Workspace Business Starter, Business Standard, Business Plus, Enterprise Essentials, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Fundamentals, Education Plus, Frontline e Nonprofits, bem como clientes do G Suite Basic e Business. Não disponível para clientes do Google Workspace Essentials. A atualização estará disponível em contas do Workspace e G Suíte.
A mudança pode ajudar a Alphabet - dona do Google, Gmail, entre outras - a aumentar a receita e se tornar ainda mais um forte concorrente da Microsoft, que tem as ferramentas Office 365 e faz sucesso no mundo corporativo há anos. Se vai reter e fisgar novos usuários, só o tempo vai dizer. Enquanto isso, a gente segue acompanhando.
- Alphabet, holding do Google, quase dobrou o próprio lucro em 2021. Veja aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!