A emissora inaugurou o gexperience – espaço físico temático e imersivo – que permite ao público vivenciar experiências dos canais e dos produtos digitais da marca. Entenda!
gexperience (Foto: Lucas Kappaz/Divulgação)
, jornalista
7 min
•
14 mar 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
No vocabulário de muitas empresas, a palavra inovação aparece com frequência. Para a Globo não é diferente. A emissora, em busca da reinvenção, inaugurou o gexperience – espaço físico temático e imersivo – que permite ao público vivenciar experiências dos canais e dos produtos digitais da marca. O ambiente tem 3 mil metros quadrados e fica localizado no Shopping Market Place, em São Paulo.
Um projeto como este visa criar ainda mais conexão com as pessoas e, como consequência, reter a fidelidade delas. O motivo está atrelado ao neuromarketing: espaços físicos bem projetados “causam efeitos conscientes e inconscientes nas emoções dos consumidores”, diz Norberto Almeida de Andrade, especialista em neuromarketing e autor de livros sobre marketing e inovação.
Não à toa que as experiências fixas atuais são voltadas ao Big Brother Brasil (BBB), game, novela, esporte. Temáticas que são queridinhas pelo público e há anos a Globo marca território. Além disso, o local tem transmissões ao vivo, lançamento de obras e gravações em estúdios do espaço. O famoso omnichannel.
"O gexperience é extremamente interativo. Ele é imersivo para que as pessoas realmente possam brincar, se emocionar. Mas ao mesmo tempo a gente tem um outro lado lúdico, tem o equilíbrio da tecnologia com o lado lúdico", diz ao Jornal Nacional Fernando Tornaim, sócio da Tornak Holding, empresa que ajudou a idealizar e executar o projeto do gexperience.
Na prática, os visitantes podem vivenciar os programas da emissora. “Por exemplo, em uma das áreas, a globoplay experience, oferece uma experiência em 9D e usa realidade virtual para colocar o público em cenas de novelas e séries como ‘Verdades secretas 2’ e ‘Sessão de terapia’. Também há uma réplica do confessionário do ‘BBB’”, diz a Globo. Além disso, conta com arenas de patrocinadores como LG, Claro e Coca-Cola.
Para entrar no local, é preciso comprar o ingresso que custa R$ 39,90. Crianças de até 5 anos têm entrada gratuita.
A empresa quer aproximar as pessoas das atrações de seu ecossistema. E não é em vão. Afinal, o público tem curiosidade em conhecer o cenário físico de uma novela ou o confessionário do BBB, por exemplo, – e a título de comparação, isso vale para outras empresas também: cada vez mais, o consumidor quer conhecer os bastidores do negócio. Isso faz com que virem fãs da marca, mas este é assunto para outro artigo.
Voltando para a análise do gexperience, a Globo que até então entrava na casa das pessoas, agora abre as suas portas para receber as pessoas, e são elas as protagonistas. “O público sai de telespectador e passa a viver como protagonista daquilo que até então ele assistia pela TV", diz à CBN Priscila Braga, CEO do gexperience.
Este tipo de experiência pode ser um diferencial para a empresa. “Isso porque, permite que as pessoas mergulhem na cultura de marca e, como consequência, cria conexões duradouras com ela”, diz Andrade.
Também vai ao encontro do comportamento dos Millennials e da Geração Z que, cada vez mais, consomem experiências, segundo um estudo realizado pela McKinsey em parceria com a Box 1824.
Ou seja, as empresas precisam repensar seu modelo de criação de valor, usando novos canais e se beneficiando deles para criar relações com a clientela.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!