Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

"As pessoas estão se afogando nos dados", diz Seth Stephens-Davidowitz

Estudo The Decision Dilemma, conduzido em conjunto pela Oracle e Seth Stephens-Davidowitz, autor de bestsellers nomeados pelo New York Times, mostra que as lideranças sentem dificuldade para analisar dados

"As pessoas estão se afogando nos dados", diz Seth Stephens-Davidowitz

Seth Stephens-Davidowitz (Foto: divulgação/Google)

, jornalista

6 min

5 mai 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

As pessoas estão se afogando nos dados. A frase é de Seth Stephens-Davidowitz, cientista de dados e autor de "Todo mundo mente" e "Não confie nos instintos".

  • O que vai ao encontro do dado: 73% das pessoas admitem que desistiram de tomar uma decisão devido ao excesso de dados.

A informação é do estudo The Decision Dilemma, conduzido em conjunto pela Oracle e Seth Stephens-Davidowitz.

Para Stephens-Davidowitz, muitas vezes, as lideranças têm acesso aos dados, mas ao invés de analisá-los de forma inteligente, tomam decisões baseadas em seu feeling, no achismo, porque o excesso de informação gera confusão nas pessoas.

“No entanto, isso pode acabar sendo um grande erro. Já está provado que nossos instintos podem nos levar a desviar e a melhor tomada de decisão é feita com uma compreensão adequada dos dados relevantes”, diz. 

“Encontrar uma maneira de obter um controle sobre o fluxo de dados ao alcance dos dedos, para ajudar as empresas a distinguir entre o sinal e o ruído, é o passo inicial mais importante.” Entenda no próximo tópico.

O que é gerenciamento de dados?

Primeiro, vale entender o que é gerenciamento de dados. Trata-se de um conjunto de práticas e processos para coletar, armazenar, organizar, analisar e proteger informações de uma empresa. Assim, permite uma gestão eficiente de dados, facilitando a tomada de decisões e melhorando a eficiência (palavra de 2023) operacional. 

Falta de gerenciamento de dados

“As pessoas querem que os dados as ajudem na tomada de decisão, no entanto, elas têm dificuldade com o número crescente de dados. Elas têm a impressão de que precisam de mais conhecimento ou que precisam ser cientistas de dados”, diz Joey Fitts, vice-presidente de analytics e estratégia de produtos da Oracle, em coletiva de imprensa do Oracle CloudWorld.

O que vai ao encontro dos dados:

  • 89% das lideranças já sofreram alguma angústia relacionada ao processo de decisão
  • 82% admitem que a falta de confiança nos dados os impediu de tomar qualquer decisão
  • 99% acreditam que o uso da Inteligência Artificial para a tomada de decisão pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma organização

"À medida que as empresas ampliam seus negócios, o número de informações e dados também cresce de forma exponencial. Assim, líderes de negócios que tomam decisões críticas e estratégicas, segundo o estudo, passam a desconfiar desses dados e precisam repensar e reavaliar como direcionar suas decisões e transformá-las em ações", diz Alexandre Maioral, presidente da Oracle do Brasil.

Alexandre Maioral, presidente da Oracle do Brasil (Foto: divulgação Oracle)


Como fazer gerenciamento de dados?

Estabeleça um plano de gestão, que inclua identificar quais informações são importantes, como serão coletadas, armazenadas e protegidas. Em seguida, é preciso implementar ferramentas de armazenamento e análise de dados e estabelecer políticas claras de acesso e segurança. Por fim, é necessário monitorar continuamente os dados para garantir a qualidade e a precisão das informações.

Por que importa?

Gerenciar dados, além de ser importante porque as empresas dependem cada vez mais de informações precisas e relevantes para tomar decisões estratégicas e operacionais, é um diferencial para a sua carreira ― independente da área. Isso porque, se você souber gerenciar dados de forma eficiente, vai aumentar a produtividade e melhorar a sua tomada de decisões. Agora, aproveite e compartilhe essa matéria com a sua equipe.

LEITURA RECOMENDADA

Aprenda a transformar dados em decisões. Com a crescente demanda de dados dentro das empresas, todos os níveis de liderança precisam ter cada vez mais uma visão de dados para montar estratégias e ações organizacionais. A StartSe Tech Academy desenvolveu um treinamento em análise de dados para lideranças e tomadores de decisão. Confira aqui o programa Data for Leaders e aproveite!
 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é jornalista especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!