Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Culpa do Casimiro? Globo traz Galvão Bueno de volta

Globo e Galvão unem paixão nacional em estratégia consolidada para crescer. Será que vai funcionar?

Culpa do Casimiro? Globo traz Galvão Bueno de volta

, Jornalista

7 min

12 set 2023

Atualizado: 13 set 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O ícone dos domingos, narrando futebol e Fórmula 1, volta às telas da TV Globo para assumir um reality show. Galvão Bueno vai estrear em 2024 em um programa que mistura Big Brother Brasil, videogame e convivência. 

Bem diferente do que estamos acostumadas a associar a figura dele, não é? Mas isso parece uma estratégia muito bem amarrada pela emissora Globo -- e pode trazer insights para negócios, área de marketing e, porque não, sua carreira.

A estratégia da Globo ao trazer Galvão Bueno

Galvão Bueno é uma figura lendária na televisão brasileira e ganhou o coração de muitos amantes do futebol por aí. Mas vai além disso:

  • Paixão nacional: o futebol é um tema chave para os brasileiros e movimenta muito dinheiro e muita atenção. Para você ter uma ideia, em 2022, as marcas estampadas no uniforme do Corinthians apareceram na televisão em 55.298 oportunidades, totalizando 71 horas e 15 minutos. O retorno de exposição dos patrocinadores foi de R$ 1.475 bilhão em valor de mídia. Ele está em horário nobre e na boca do povo -- nada melhor para marcas, não é?
  • Jovens e Geração Z: mas nem todo mundo vibra por futebol. Por isso, a Globo adotou o formato de reality show, que tem dado muito certo para a emissora. Tanto é que ela superou R$ 1 bilhão em anúncios publicitários no BBB 23. 
  • Game e convivência: e o que está no core dos realitys? As disputados nos jogos e o dia a dia dentro da casa. Parece um pacote completo, não é?  

Fachada da Globo (Reprodução: Globo)

Por onde anda Galvão Bueno?

É importante lembrar, que além de toda a carreira que Galvão construiu, ele não parou ao deixar a emissora depois da final da Copa do Mundo de 2022. 

Ele investiu em seu canal no YouTube, administrado pela Play9, que pertence ao influenciador Felipe Neto e ao ex-executivo da Rede Globo João Pedro Paes Leme. Eles, inclusive, são os parceiros nesta estreia com a Globo. 

Além disso, se manteve ativo em suas redes sociais e garantiu espaço com os mais novos por lá. Você viu o vídeo dele narrando o jogo de vídeo game dos netos que viralizou? Indico. 

A Play9 também estava atenta. Em publicação no LinkedIn, João Pedro diz que na estreia de Galvão no YouTube, mais da metada da audiência era de jovens entre 18 e 34. Isso foi há 6 meses. 

Mais da metade da audiência do jogo entre Brasil x Marrocos, no Canal GB, foi de jovens entre 18 e 34 anos. É impressionante a capacidade que o querido Galvão Bueno tem de se comunicar com eles. Durante as quase três horas de transmissão, foram nada menos do que 10 milhões de views no Canal GB. Passaram por ele simplesmente 5 milhões de usuários únicos, com pico de 1,5M de usuários simultâneos. E o gráfico abaixo mostra o poder do Galvão no digital. Conheço o Galvão há 30 anos e o poder de mobilização dele continua me surpreendendo até hoje. Entrou numa plataforma que já tem audiência mais jovem que a televisão e manteve todo mundo lá, ligado nele. Ao infinito e além!

Por que importa? 

A Globo luta contra a concorrência de atenção em várias frentes. TikTok e plataformas de redes sociais e os streamings se fortalecem e ela não quer perder o lugar de majestade entre o público brasileiro. Por isso, está tentando fortalecer o que está funcionando, com ajustes que podem render ainda mais, garantindo audiência e mais patrocínio. 

Assim, ela também garante caixa para injetar em novas frentes de conteúdo -- como o Globoplay. 

Do outro lado, Galvão desponta aberto ao novo e disposto a surfar a onda, com seu carisma e reconhecimento. Ele soube usar as redes sociais a seu favor e se manteve em alta. Assim, além do reality, ele garante espaço em campanhas publicitárias. 

E aí, o que você achou da jogada dos dois gigantes? 

Leitura recomendada

O que Galvão Bueno está mostrando para o mercado (seja a Globo ou no YouTube) é que sempre há espaço para quem se reinventaSó se mantém competitivo no mercado hoje quem se reinventa o tempo inteiro. E é aí que estão as grandes (e melhores) oportunidades. Se você faz a mesma coisa há muito tempo e sente que o mercado está mudando. Chegou a hora de mudar com ele. Confira aqui como podemos te ajudar nisso. Se o Galvão Bueno está se reinventando depois de tanto tempo. Tenho certeza de que você consegue também.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!