Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Comunidades
Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado
Comunidade de negócios para empresários e executivos que são alumni da StartSe e protagonistas de empresas do AGORA.
Comunidade de lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo, para desenvolvimento, networking e transformação cultural.
A carne cultivada é um tipo de alimento feito a partir de células-tronco de animais
Frango da empresa Eat Just (Foto: divulgação/Eat Just)
, Founder da StartSe
4 min
•
24 jun 2023
•
Atualizado: 24 jun 2023
O Departamento de Agricultura dos EUA aprovou a venda do "frango de laboratório". O produto vai chegar primeiro aos restaurantes e, na sequência, será vendido nos supermercados.
Isso abre uma nova fronteira na indústria da alimentação. As "proteínas cultivadas", nome correto para este tipo de produto, demoram muito menos tempo para serem produzidas.
Enquanto, no caso da carne bovina, o processo de produção leva cerca de 2 anos, até que o animal esteja pronto, a "proteína cultivada" cresce em apenas 2 semanas. Por enquanto, em menor escala. Mas só por enquanto...
A carne cultivada é um tipo de alimento feito a partir de células-tronco de animais. Essas células são colocadas em recipientes especiais chamados biorreatores, onde recebem os nutrientes necessários para crescer e se multiplicar de forma segura, evitando contaminações. Depois de crescerem, as células são retiradas do biorreator e utilizadas para criar a carne através de um processo chamado impressão 3D.
A JBS, maior produtora de proteína de origem animal do planeta, está construindo a maior fábrica de proteína cultivada do mundo, na Espanha. Ela vai produzir 1 mil toneladas da "carne de laboratório" já em 2024.
A carne cultivada é uma alternativa mais sustentável à produção convencional de carne. Ao produzi-la, não é necessário criar e abater animais, o que reduz o impacto ambiental causado pela pecuária, como desmatamento, emissões de gases de efeito estufa e consumo excessivo de água. Além disso, elas podem ser produzidas em maior quantidade e em menos tempo, o que pode ajudar a atender a demanda crescente por alimentos de origem animal.
Descubra o poder de se tornar um líder inovador! Domine o ChatGPT e outras poderosas ferramentas de inteligência artificial para otimizar processos e elevar suas tomadas de decisão a um novo patamar. Basta clicar aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo