Decisão foi confirmada por consulados e passa a valer a partir do dia 21 de janeiro de 2026.
Visto Americano suspenso para brasileiros. Ao menos, por enquanto.
, redator(a) da StartSe
4 min
•
14 jan 2026
•
Atualizado: 14 jan 2026
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Os Estados Unidos decidiram frear a emissão de vistos para brasileiros a partir de 21 de janeiro, em uma medida que vai muito além de burocracia consular: é um sinal claro de endurecimento na política migratória americana que vai impactar turismo, negócios e relações diplomáticas.
Segundo informações internas do Departamento de Estado americano, o processamento de novos pedidos de visto para cidadãos do Brasil — e outros 74 países — será suspenso por tempo indeterminado.
A decisão faz parte de uma revisão profunda dos critérios de triagem e verificação utilizados nos consulados dos EUA — com foco em identificar candidatos considerados “potencialmente vulneráveis a dependência de benefícios públicos”.
Nos últimos meses, o governo americano já vinha endurecendo o processo, incluindo a análise de perfis em redes sociais em busca de conteúdos considerados hostis ao país.
🔹 Negócios e intercâmbio em risco: a suspensão ocorre a menos de um ano da Copa do Mundo 2026, que terá centenas de milhares de visitantes internacionais — e pode complicar planos de brasileiros que dependem de entrada rápida nos EUA.
🔹 Não é só visto de turismo: nos últimos meses o governo americano também revogou mais de 100 mil vistos, como parte de uma política mais restritiva de imigração sob o governo Trump.
🔹 A mudança sinaliza algo maior: esse movimento faz parte de um contexto de tensão entre Brasil e Estados Unidos, que inclui disputas comerciais e medidas contra autoridades brasileiras em resposta a decisões judiciais internas do País.
Ainda não há prazo definido para a retomada da emissão de vistos — nem clareza sobre quem será afetado ou como os critérios serão aplicados. O que já ficou explícito é uma tendência clara: viajar para os EUA está ficando mais difícil para brasileiros — e a política externa agora pesa tanto quanto a burocracia consular.
Imersão Vale do Silício
A StartSe tem escritório no Vale do Silício, nos Estados Unidos. É para lá que levamos dezenas de lideranças mensalmente para uma imersão de negócios e aprendizado. Agora, com esta nova informação - que pode mudar a qualquer momento - a orientação é de que você confirme a sua participação apenas se já tiver visto válido para a entrada nos EUA.
Se você já tem o visto e quer a melhor condição para vivenciar o Vale do Silício, uma experiência absolutamente transformadora para quem respira inovação, saiba aqui o investimento.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
redator(a) da Startse
Jornalista e Copywriter. Escreve sobre negócios, tendências de mercado e tecnologia na StartSe.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!