Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Bastidores: o que aprendemos ao visitar os escritórios do Mercado Livre, iFood e Ambev

StartSe visitou escritórios de empresas inovadoras em São Paulo; entenda os aprendizados e conheça a Imersão São Paulo

Bastidores: o que aprendemos ao visitar os escritórios do Mercado Livre, iFood e Ambev

Escritório do Mercado Livre no Melicidade (foto: divulgação)

, jornalista da StartSe

7 min

12 jul 2023

Atualizado: 12 jul 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Você já imaginou a infraestrutura logística por trás do Mercado Livre? E como funciona o iFood? Já teve curiosidade de visitar o escritório do Zé Delivery? Nós já imaginamos – e fomos até os escritórios dessas empresas para conferir de pertinho.

  • Os bastidores das empresas trazem muitos aprendizados. O modo de trabalhar, de se organizar e criar produtos são fatores particulares e determinantes do sucesso de cada negócio.

Foi com essa inquietação que a StartSe criou suas imersões internacionais (para o Vale do Silício, Miami, China, Israel, Portugal e Estônia). E é com curiosidade que nós inauguramos, recentemente, uma imersão nacional no ecossistema de negócios de São Paulo.

Por que escolhemos São Paulo?

As pesquisas apontam:

  • São Paulo é uma das 60 cidades mais inovadoras do mundo, segundo o Global Innovation Index;
  • E é também a terceira cidade mais inovadora da América Latina, de acordo com o Innovation Cities Index 2022-2023.

Alguns dos principais escritórios de empresas globais estão localizados na cidade, como Ambev e Mercado Livre. Além disso, o local também reúne alguns dos principais unicórnios brasileiros, como o iFood.

O que aprendemos nos escritórios das empresas mais inovadora?

 

Mercado Livre

O escritório do Mercado Livre é chamado de “Melicidade”. A palavra une a sigla “Meli”, usada pela companhia na NASDAQ, e “cidade”. A empresa investiu R$ 105 milhões na construção de sua sede no Brasil.

O local foi inspirado nos modelos de campus de universidades e é um verdadeiro complexo que mistura trabalho e lazer. Isso porque, além de 140 salas de reunião, auditório com 200 lugares e 11 salas de treinamento, também possui espaços de descanso, academia, salão de beleza e salão de jogos.

Escritório do Mercado Livre no Melicidade (foto: divulgação)

Mas, embora ofereça os dois lados da moeda para os funcionários, aprendemos que a flexibilidade da empresa acontece até mesmo no modelo de trabalho escolhido. A maioria das equipes trabalha de forma híbrida e decidem a periodicidade junto com seus líderes. O importante é ter objetivos claros para ir ao escritório.

Além disso, por ser uma empresa em pleno crescimento, manter a cultura viva e ativa é uma preocupação. Por isso, a cultura é uma preocupação e responsabilidade de todas as lideranças e não apenas do setor de RH.

iFood

O iFood possui um modelo de negócios claro: o delivery de alimentos. Mas isso não impede que a empresa inove na forma de oferecer seu principal produto. 

A transformação mais recente é o uso de Inteligência Artificial. Agora, clientes podem realizar pedidos como se estivessem falando com o ChatGPT, por exemplo – e a empresa usa a própria tecnologia da OpenAI. Entenda os detalhes aqui.

Essa e outras novidades são possíveis por conta do modelo de trabalho da companhia. 

“Nós seguimos o modelo de inovação Jet-Ski baseado no ‘Working Backwards’ da Amazon. 72% dos nossos projetos de sucesso do iFood pivotaram pelo menos cinco vezes”, contou Marcos Gurgel, diretor de Open Innovation & Jet Skis no iFood.

Sede do iFood em SP (foto: divulgação/iFood)

Na prática, o modelo de trabalho “jet ski” permite que o iFood teste projetos paralelos - os jet skis – enquanto a principal embarcação continua seguindo em frente. Os jet skis são testados e aprovados e, depois que se provam como projetos de sucesso, passam a fazer parte definitivamente da “embarcação”.

Ambev/Zé Delivery

Um case de sucesso semelhante é o do Zé Delivery e Ambev. O Zé Delivery nasceu e cresceu como um projeto à parte da Ambev e agora, cerca de sete anos depois, o negócio está cada vez mais próximo da empresa-mãe.

Literalmente próximo, aliás, pois o escritório do Zé Delivery agora está localizado dentro do próprio escritório da Ambev, no bairro do Itaim Bibi, São Paulo.

Alunos da Imersão São Paulo da StartSe puderam andar pelo escritório da Ambev e viram novidades como a nova geladeira do Zé Delivery. A geladeira ficará disponível em ambientes controlados, como condomínios residenciais, e permitirá que os residentes apenas desçam alguns andares para “pedir no Zé” – agora sem mais tempo de espera, retirando o produto gelado, na hora.

“O Zé Delivery conecta a visão da Ambev como um todo e possui, atualmente, 76% do market share online de bebidas alcoólicas”, conta Fernanda Faria, diretora de produtos e design na AB Inbev (controladora da Ambev/Zé Delivery).

Por que importa?

Os cases de sucesso existem internacionalmente, claro, mas muitos bons negócios também estão nascendo e/ou crescendo em São Paulo e em todo o Brasil. 

Chegou a hora de entender mais sobre os negócios que já estão sendo criados com foco no mercado brasileiro – e contar com seus aprendizados. Participe da Imersão SP para visitar as empresas que estão transformando o Brasil – confira os detalhes da próxima turma.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!