Sobre NósPara Você
Para EmpresasConteúdos
Eventos
Game Changers

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Eventos

Jornadas de conhecimento fomentando o aprendizado dinâmico e inovador em diversos formatos e intensidades

Ver todos

Ainda não temos eventos programados. Mas estamos preparando encontros repletos de inovação para você!

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


Artigos
Carreira

Entenda porque a Y Combinator anunciou novo CEO em meio a cenário conturbado

A Y Combinator, um dos nomes mais respeitados do cenário global quando o assunto é startups, está trocando a sua liderança

Entenda porque a Y Combinator anunciou novo CEO em meio a cenário conturbado

Y-Combinator Logo (Fonte: Divulgação)

Conteúdo exclusivo Startups 

Em meio a um cenário complicado de venture capital, o nome escolhido para a cadeira é justamente um que inspira confiança junto a investidores. Garry Tan será o novo CEO, ocupando o lugar de Geoff Ralston, que estava no comando da aceleradora desde 2019.

A mudança foi comunicada via email às startups ligadas à YC, em uma carta enviada por Ralston para explicar os motivos pela escolha de Tan para o cargo. Por sua vez, para assumir a presidência da aceleradora, Tan deixará a cadeira de CEO na Initialized Capital, gestora que fundou em 2012.

Tan já possui um histórico na Y Combinator: ele chegou a ser sócio da aceleradora de 2010 até 2015, quando passou a se dedicar totalmente à Initialized. “Nos anos em que trabalhamos juntos aconselhando startups, Garry também dedicou seu tempo para criar alguns dos softwares-chave ainda usados na YC“, destacou Ralston no comunicado.

À frente da Initialized, Tan investiu em negócios de sucesso como a exchange cripto Coinbase, a startup de entregas Instacart e a logtech unicórnio Flexport. Com essa ficha corrida, nos últimos quatro anos ele apareceu na Midas Seed List, ranking da Forbes que destaca os principais investidores do mercado.

Ao repatriar Tan, a Y Combinator agora tem um novo rosto para liderar o momento de transição que a aceleradora vive. Durante a gestão de Ralston e seu antecessor Sam Altman, a YC viveu o seu momento de maior expansão. Em 2021, por exemplo, mesmo com o “freio” que a pandemia trouxe para a economia, a YC manteve o pé no acelerador e investiu em 750 empresas, um recorde para a companhia.

Outros tempos

Porém, em 2022 o cenário é outro. Em maio, a empresa causou ondas no mercado ao mudar seu posicionamento frente à aceleradas, alertando para um período de dificuldades financeiras e queda nos aportes. Além disso, este ano ela diminuiu o tamanho de sua turma da metade do ano em 40%. A companhia também suspendeu seus planos de mudar o QG da companhia de Mountain View para São Francisco.

Em meio ao movimento de transição, Ralston ainda mantém a confiança e não descarta a possibilidade da YC voltar a ter grandes turmas de aceleradas – além disso, ele encheu a bola do próximo líder da aceleradora. “Ao longo de sua carreira, Garry impressionou todos ao seu redor com sua inteligência e seu desejo de realizar, ou como ele diz ‘vamos construir'”, completou Ralston.


Assuntos relacionados

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo