Entenda como a inovação em prol de um planeta mais verde pode inspirar você a melhorar o seu negócio.
Nike cria programa de revenda de tênis usados (Foto: divulgação blog Nike)
, jornalista
6 min
•
26 abr 2021
•
Atualizado: 8 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
Cuidar do meio ambiente. Estimular o consumidor a fazer o mesmo. Apostar na economia circular. Essa é a proposta do Refurbished, novo programa da Nike, que tem o objetivo de revender tênis usados para diminuir o desperdício. A novidade surge em meio ao crescente debate da importância da sustentabilidade nas empresas — em especial na indústria da moda, uma das maiores vilãs do meio ambiente. A pauta também faz parte da agenda ESG (saiba mais aqui).
Os calçados são avaliados em quatro estágios: novo (quando usado poucas vezes), usado suavemente, muito defeituoso e defeito de fabricação. Após o consumidor devolver o par de sapatos da marca (usado), a equipe interna da empresa — com o uso de produtos inovadores e ferramentas — reformam o calçado.
Depois são vendidos novamente por um preço mais barato nas lojas da Nike. “O valor é baseado no tipo e na condição do calçado”, disse a empresa em comunicado. Além disso, os clientes poderão ter acesso a mais informações do tratamento do item por meio de QR code. Após a compra, o consumidor tem o prazo de até 60 dias para testar o calçado. “Se não for o que um comprador precisa, ele pode devolvê-lo”, afirma a Nike. Por enquanto, o Refurbished será implementado apenas nos Estados Unidos, mas a meta é expandir para mais locais ao longo de 2021.
O programa faz parte da iniciativa Nike Move To Zero da companhia, que tem o objetivo de zerar a emissão de carbono e resíduos.
A Nike não é a primeira empresa a apostar na economia circular. No ano passado, a Hyundai anunciou que vai aproveitar material automotivo descartado, como airbags e cintos de segurança para produzir peças de roupas. A L’Oréal Paris disse que parte de seus produtos serão reaproveitados. Em 2018, a Renner criou o Re - Moda Responsável, em que as roupas são recicladas – e com menos consumo de água. A empresa também inseriu dentro de suas lojas coletores de roupas usadas. Nele, os clientes depositam as peças usadas, que irão para a reciclagem.
Trata-se de um conceito econômico da economia inspirado na sustentabilidade. Por isso, a Economia Circular se baseia na reciclagem, recuperação, redução e reutilização de produtos.
Pensar no meio ambiente não é só uma questão de sobrevivência, mas também é um fator importante para se destacar dos concorrentes. Isso porque, a relação entre o consumidor e a companhia mudou nos últimos anos. Hoje, ele está mais exigente: opta em comprar de empresas engajadas com pautas da Agenda ESG. Quando o assunto é sustentabilidade, cerca de 54% dos consumidores preferem comprar de marcas engajadas com esse tema. É o que mostra a pesquisa do Mundo do Marketing, da Opinion Box e da Dia Comunicação.
Sua concorrente não vai esperar você fazer um MBA de 2 anos. Você não tem tempo para perder e deixar de tomar decisões HOJE que vão definir o futuro do seu negócio. Conheça o StartSe Executive Program, uma Formação Executiva que te prepara para o Agora. Ele é indicado para você que precisa reconstruir novos modelos, e quer aprender e se preparar para reinventar sua empresa com mais velocidade rumo à inovação.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!