Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Qual é a estratégia por trás da compra do Playcenter pela Cacau Show? Veja a análise

O famoso parque de diversões de São Paulo não existe mais, mas o Grupo Playcenter é dona de um parque indoor na Zona Leste da capital paulista e da rede Playland, presente em shopping centers.

Qual é a estratégia por trás da compra do Playcenter pela Cacau Show? Veja a análise

Brinquedos do Playcenter Family no Shopping Aricanduva, em São Paulo (Foto: Divulgação)

, Partner na StartSe

5 min

21 fev 2024

Atualizado: 21 fev 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Cacau Show compra o Playcenter. Surpreendente, mas não é completamente novo.

Mas afinal, qual é o business da Cacau Show hoje? E como ele será no futuro?

Depois de se tornar a maior franqueadora do Brasil com mais de 4 mil lojas, a Cacau Show anunciou ontem a compra da marca e da operação do Grupo Playcenter por um valor não revelado. 

  • O Grupo de diversão e entretenimento tem mais de 35 anos de existência e fatura aproximadamente R$ 100milhões por ano com uma operação rentável (diferente do Hopi Hari que se encontra em processo de recuperação judicial).

Qual é a estratégia?

Na visão do fundador e CEO Alexandre Costa, a estratégia é que a Cacau Show possa se aprofundar na parte do "show além do cacau" promovendo cada vez mais experiência de marca ao redor do tema "chocolate". 

Nada mais moderno do que criar canais direto ao consumidor com muita experiência de marca e de quebra se apropriar da qualidade percebida de ser o maior entendedor no assunto.

Com a aquisição, a ideia é que a partir de agora a Cacau Show assuma a parte de alimentos e bebidas das unidades do Grupo Playcenter já existentes, ampliando não só a presença de seus produtos mas que também os personagens da marca sejam cada vez mais os protagonistas.

Mas há também aqui um sonho grande envolvido: a construção, no futuro, de um grande parque de diversões focado no tema chocolate.

Vale ressaltar essa "perna" da estratégia já havia avançado anteriormente para o mundo da hotelaria: hoje, a empresa tem um hotel em Campos do Jordão (Bendito Cacao Resort & Spa) e prepara a inauguração de uma nova unidade em Águas de Lindoia, ambas construídos em torno do mesmo tema.

E por que não é tão novo assim? 

Esse modelo leva um pouco de inspiração em grandes marcas de consumo americanas que nos anos 70/80 além de seus produtos, administravam ecossistemas com restaurantes, hotéis e parques temáticos.

Como, por exemplo, clássicos temos a The Hershey Company e talvez o mais conhecido, a Anheuser-Busch, de onde curiosamente vem o nome do parque "Busch Gardena” famoso hoje por suas montanhas russas radicais, mas que inicialmente focava em degustação de cervejas.

Alguns vão dizer que isso é falta de foco. Mas eu estou achando ousado e incrível. Acho que um dia vamos dizer: "lembra quando Cacau show só vendia chocolate?"

Antes de comprar o Grupo Playcenter, Alê Costa tentou comprar o Beto Carrero World e o Hopi Hari. Depois, investiu R$ 3 milhões na construção de uma montanha-russa na sua fábrica de Itapevi, em São Paulo.

Parece mesmo que o "entretenimento" está no centro da pauta de Ale Costa. As novas lojas da Cacau Show oferecem uma experiência muito legal, cheia de elementos decorativos lúdicos.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Experiente Diretor de Marketing, Inovação e Estratégia com um histórico comprovado em vários indústrias. Hábil em Gestão de Marketing, Planejamento de Mercado, Planejamento Estratégico, Customer Marketing, Inovação e Transformação Digital.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!