Sobre Nós
Para Você

NOVO

Para Empresas
Conteúdos
Eventos
Game Changers
Tools
NOVO

Para Você

Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA

Ver todos

Cursos

Certificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação

Imersões

Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo

Tools

NOVO

As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio

Conteúdos

Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada


‘Coloque o ego de lado, peça e dê feedbacks. Essa é a forma mais rica que a liderança tem de se autodesenvolver’

Deborah Abi-saber, diretora sênior de RH no Nubank, traz dicas de liderança. Confira!

‘Coloque o ego de lado, peça e dê feedbacks. Essa é a forma mais rica que a liderança tem de se autodesenvolver’

Deborah Abi-saber, diretora sênior de RH no Nubank (Foto: divulgação)

, jornalista

5 min

28 dez 2022

Atualizado: 17 jan 2023

A frase é de Deborah Abi-saber, uma das lideranças da área de recursos humanos da Nova Economia. Atualmente, é diretora sênior de RH no Nubank. Também passou por empresas como Red Bull, BTG Pactual e Mercado Bitcoin.

Nascida em BH, a executiva decidiu sair da cidade natal para conhecer outros mercados. “O primeiro lugar que eu fui foi para o Rio de Janeiro a trabalho, depois fui transferida para Londres. E aí vim para São Paulo”, diz à StartSe durante o videocast Mulheres do Agora. “Passei por várias empresas até chegar ao Nubank”, completa.

Quando o assunto é gestão de pessoas, Deborah conta que os melhores momentos que já teve foram os que se sentiu segura para ser ela mesma. 

Confira alguns trechos da entrevista:

(Foto: Divulgação Nubank)

StartSe: Como treinar os líderes e garantir que eles estão passando realmente aquilo que a empresa defende?

Deborah Abi-saber: Essa é a resposta de US$ 1 milhão. Eu não tenho ela. E eu não tenho, porque eu acho que varia muito de empresa para empresa, porque tem um componente de contexto que é muito importante. A gente está num contexto desafiador de mercado externo.

Então, como que a liderança se comporta frente a isso? Assim como a gente teve durante a pandemia. E um terceiro componente, é como você entende o que é desenvolvimento.

StartSe: E, para você, o que é desenvolvimento?

Deborah Abi-saber: Eu sempre falo que às vezes a gente tem muito a impressão de que desenvolvimento é só eu dentro de uma sala de aula, aprendendo, e não no bem que eu estou tentando cada vez mais fazer. O desenvolvimento está no dia a dia, nada ensina mais que o dia a dia. Então, use as possibilidades diárias para coletar, pedir feedback, dar feedback, essa é a forma mais rica que a liderança tem de se autodesenvolver.

StartSe: E é estimulado no Nubank?

Deborah Abi-saber: Sim. É algo que a gente reforça muito. Assim como a abertura para troca de feedback. Tem que estar aberta a dar e a receber feedbacks. A gente fala muito de colocar o ego de lado. Não existe isso. Aqui está todo mundo junto.


StartSe: E agora, olhando para o lado do carreirista mesmo, como que o funcionário pode aproveitar mais daquele líder?

Deborah Abi-saber: Os melhores momentos que eu tive de gestão foram os momentos em que eu me senti segura para ser eu mesma. Então, acho que se alguém não está se sentindo segura para ser ela mesma, tem que conversar com o gestor, com outros times, seja o RH, compliance, porque é importante que a gente possa ser quem a gente é. 

StartSe: Como lidar com o erro, por exemplo?

Deborah Abi-saber: O primeiro ponto é saber que você tem esse espaço seguro. Então, assim, gente, de novo, todos nós vamos errar. Faz parte de viver. E a gente está no ritmo de trabalho muito acelerado. Mesmo tentando o nosso melhor, a gente vai errar. O que devemos fazer é ver o que aconteceu de errado. Vamos aprender com isso e seguir em frente. 

Assista a entrevista completa:

Thumbnail do vídeo

O episódio também aborda:

  • Trajetória profissional de Deborah Abi-saber
  • Dicas de liderança
  • Licença-maternidade e licença-paternidade estendida 
  • Como o Nubank desenhou o modelo de trabalho híbrido (nada convencional)

Banner WLP setembro 2022

Leitura recomendada:

Cada vez mais carreiras estão sendo impactadas por diversas exigências do mercado. Se capacitar para essas transformações com agilidade pode ser a diferença entre você ser um profissional de destaque e bem remunerado, ou ficar fora do jogo. Se você quer dominar esses e outros assuntos para se destacar e chegar ao topo da sua carreira mais rápido – sem ter que sair do Brasil – aqui está uma solução rápida que fará a diferença na sua carreira já nos próximos meses. Veja tudo aqui!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista especializada em carreira, empreendedorismo e inovação. Formada em jornalismo pela FMU e pós-graduada em marketing pelo Senac, atua na área de negócios há quatro anos. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Abra sua cabeça para as novas oportunidades!

Cadastra-se e receba diariamente o resumo do que importa com a análise do time StartSe!

Leia o próximo artigo