Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que a Danone encerrou a produção de Bonafont no Brasil?

No último dia 3, a Danone encerrou sua última fábrica de Bonafont no Brasil e anunciou a descontinuação da linha.

Por que a Danone encerrou a produção de Bonafont no Brasil?

Imagem: Divulgação/Danone

, Produção de Conteúdo

5 min

13 set 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

No início de setembro, a Danone anunciou o encerramento da linha Bonafont de água no território brasileiro. 

Quem quiser comprar uma garrafa, que corra aos supermercados e torça para ainda encontrar no estoque, pois não haverá mais reposição da Bonafont. A empresa ainda aconselha os consumidores a checarem o rótulo, prazo de validade e data de fabricação, pois caso o produto tenha sido produzido após 03/09/22, não é original. 

A decisão da descontinuação da marca será, contudo, somente no Brasil, não afetando outros mercados mundo afora, onde a água continuará a ser produzida e comercializada. Em nota concedida à Exame, a Danone alegou o principal motivo da descontinuação como sendo a participação minoritária da Bonafont em seu vasto portfólio de produtos.

A empresa busca agora, em uma visão estrategista, focar em mercadorias mais promissoras e lucrativas de seu catálogo, como laticínios, nutrição especializada e produtos à base vegetal, permitindo assim alocar mais recursos para inovação. 

Em 2020, a empresa já havia fechado 2 fábricas da Bonafont em São Paulo e no Rio de Janeiro, deixando 211 colaboradores, e agora a fábrica de Jacutinga, em Minas Gerais, foi oficialmente fechada. 

Os colaboradores envolvidos diretamente na produção, marketing e logísitica da linha Bonafont serão devidamente realocados e incluídos em programa de requalificação para recolocação profissional, segundo a empresa. 

POR QUE IMPORTA?

Não é a primeira vez que uma multinacional do setor alimentício descontinua produtos que pareciam estar indo bem. A Coca-Cola encerrou a fabricação do Coke Energy, exatamente 1 ano após o lançamento. 

Tudo se trata de uma estratégia de empresas relevantes que querem permanecer relevantes. Empresas que lutam pela perpetuidade podem até continuar sobrevivendo, mas nenhum modelo de negócio é infinito. Às vezes, produtos e serviços que fizeram muito sucesso precisam ser descontinuados ou reinventados.

E nem é preciso passar por um período de crise ou baixa de vendas, como foi o caso do Coke Energy. O iPhone 11, 12 mini e 13 Pro continuam vendendo bem por aqui, sobretudo com a desvalorização do preço em decorrência do lançamento do novo iPhone 14. No entanto, a Apple decidiu por descontinuar estas linhas. 

Organizações Infinitas entendem a importância da autodisrupção, não somente em momentos de necessidade, mas também como estratégia competitiva. O saber olhar para o futuro e enxergar novas oportunidades e ameaças no mercado, faz parte do mindset de quem busca estar sempre à frente de seu tempo.
 

CONFIRA TAMBÉM:

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!