Avance na carreira e renove seus conhecimentos na mesma velocidade que o mundo muda: na do AGORA
Ver todosCertificações internacionais inovadoras que trazem o que há de mais atual em gestão para um mundo em transformação
Imersões executivas presenciais nos mais avançados polos de inovação e empreendedorismo do mundo
As ferramentas de inteligência artificial desenhadas para o seu negócio
Conteúdo diário sobre inovação, empreendedorismo e os temas mais relevantes do AGORA para que você não perca nada
Comunidades
Amplie seu networking, encontre parceiros de negócios e discuta as maiores tendências e inovações com a alta liderança do mercado
Comunidade de negócios para empresários e executivos que são alumni da StartSe e protagonistas de empresas do AGORA.
Comunidade de lideranças de RH das maiores empresas do Brasil e do mundo, para desenvolvimento, networking e transformação cultural.
Aprenda no novo episódio da websérie Cooltura
Foto: Getty Images
, jornalista da StartSe
3 min
•
30 ago 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
No episódio anterior da websérie Cooltura, Juliana Alencar, líder de Cooltura da StartSe, compartilhou quais as consequências que empresas que não investem em cultura estão sujeitas. Agora, neste episódio, ela conta quais são os três primeiros passos para construir cultura em uma startup ou empresa tradicional.
Convide a alta liderança, pessoas-chave do time e até convidados relevantes para desenhar o plano de ação, entendendo questões externas e internas.
É necessário analisar: os novos hábitos de consumo e necessidades dos clientes, qual o impacto ambiental da companhia (incluindo toda a sigla ESG), até quais são as novas tecnologias e modelos de gestão que podem ser aplicados.
Após colher as informações internas da empresa, é necessário compará-las com dados do mercado para fazer benchmark (ou seja, entender bons exemplos a serem seguidos), descobrir o tamanho do desafio e o que deve ser uma prioridade.
Na terceira e última fase, divida os dados em três fases: o que a empresa tem certeza; o que ainda é uma suposição e o que ainda há dúvidas. Comece pelas certezas, mas leve em conta também as hipóteses e até o próprio feeling, pois pode ajudar na orientação da estratégia de construção de cultura da empresa.
Assim que as “certezas” estiverem encaminhadas, por exemplo – “quero ter pelo menos 50% da liderança feminina” --, comece a entender quais são as outras necessidades e mudanças que farão parte da cultura do seu negócio.
O RH sempre foi um setor importante nas empresas. Mas agora, com a mudança de comportamento das pessoas, a introdução de novas tecnologias e a criação de novas profissões, seu papel fica ainda mais relevante. Conheça o Gestão Inovadora para RHs e aprenda as técnicas que estão transformando os RHs na área mais Estratégica dentro das empresas.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo